top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Antifrágil na prática: O que isso tem a ver com renda passiva e liberdade?

Resumo da semana passada ficou legal, bonito, mas e aí? O que tudo isso tem a ver com renda passiva e o master plan? Resumindo, como eu ganho dinheiro com tudo isso?

Antrifágil na prática

Veja o post sobre Antifrágil e sobre o Master Plan.


A primeira coisa é evitar ser FRÁGIL. Principalmente, não cair na Ilusão da Estabilidade.


Em mundo cada vez mais interligado (mais complexo), a chance de um cisne negro acabar com a sua única fonte de renda só aumenta.


Por isso, precisamos começar o plano B para diversificar a nossa renda. Não podemos ficar fora do jogo. Independente se você quer seguir carreira ou não, não estar preparado para o pior é sinal de fragilidade. Diversifique a sua renda.


Outro ponto é sobre Opcionalidade. Segundo Taleb: “O frágil não tem opções”.


Sem a independência financeira, estamos presos na vida cansada, sem opções.


Dependemos do salário para pagar as contas (que nunca vão diminuir), para isso vendemos o nosso tempo, mas muitas vezes esquecemos da nossa saúde e até dos nossos filhos e esposas (no limite algumas pessoas fazem coisas contra os próprios valores).

“A independência financeira, quando usada inteligentemente, pode fazer você robusto, ela te dá opções e permite que você faça escolhas certas.”

Se não estudarmos e começarmos a investir, não alcançaremos a liberdade financeira e, consequentemente, não estaremos “livres” para criar um plano B sustentável.


A pressão financeira irá matar qualquer tentativa.


Então, a ideia é usar a estratégia Barbell para começar.


Se manter no plano A (emprego fixo), que lhe dará segurança financeira e mental para criar algo (lembre-se, 90% de um lado). E do outro lado, começar a entender onde e como você pode entregar valor. 10% no plano B.


Com o tempo, o plano B vai ganhando força, junto com a renda dos investimentos. Até o ponto onde o plano B será os seus 90%.


Criamos então uma mentalidade antifrágil.


Em vez de temer estresse e choques, iremos de encontro a eles. Para criar hábitos saudáveis e ter mais energia, estressamos nossos corpos (jejum intermitente, exposição ao frio, HIIT).


Nos negócios, precisamos encarar as falhas como algo inerente ao processo. Muitas tentativas e muitos erros. É assim que você irá descobrir o seu nicho e o que eles querem.


É assim que a evolução acontece: choques e quedas nos tornam cada vez mais fortes.


Precisamos usar as assimetrias a nosso favor (de forma Côncava) e o pensamento da renda passiva (pelo menos o meu pensamento) é esse, ficar exposto a Cisnes Negros Positivos.


Para isso, a melhor estratégia é aumentar a exposição.


Criar centenas ou até milhares de ativos geradores de renda.


Primeiro, porque se cada um gerar um mínimo de renda, a soma das partes pode ser interessante, mas a grande sacada é que uma entre as milhares pode se tornar um cisne negro positivo (por que não?).


Esteja aberto aos benefícios de um mundo caótico. Você nunca sabe o que pode agradar alguém ou não.

“Você pode errar por um tempo, desde que esteja certo uma vez.”

Seremos “Skin in the game”.


A melhor forma de aprender é se jogando no campo de batalha. Quer aprender a investir, pare de ficar lendo e ouvindo youtube, pegue uma grana e invista (pare de inventar desculpas também). Quer aprender a fazer vídeos? Faça e publique. Ninguém vai criticar, porque muito provável que ninguém irá ver.


É o processo, você não vai ser um sucesso do dia para a noite, o processo é lento. Faça! Coloque a mão na massa. Pare de planejar.


Por último, seja mais Fat Tony. Sinta sempre o cheiro de fragilistas e evite ser um deles.


Lembre-se que não estamos aqui para provar nada a ninguém, mas sim fazer dinheiro com renda passiva e ter a nossa própria liberdade para fazer o que bem entendemos, liberdade de opinião e de tempo.

“Um homem livre é aquele que é livre sobre a sua opinião como consequência de ser livre com o seu tempo.” Aristóteles

Liberdade é o objetivo do Master Plan.


Para isso, precisamos aprender a ser Antifrágeis.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page