top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Bons Hábitos, Maus Hábitos” Wendy Wood

Por que é tão difícil criarmos bons hábitos? Porque achamos que a resposta está na nossa motivação. O que é um grande erro.

Bons Hábitos, Maus Hábitos PDF

Wendy Wood mostra nesse livro o resultado de vários estudos sobre a dificuldade que temos em persistir no longo prazo. Ela quebra a formação dos hábitos em 3 componentes: Recompensa, Repetição e Contexto.


Para você entender melhor do que o livro fala, veja o resumo visual:

Bons Hábitos, Maus Hábitos Wendy Wood

5 grandes insights do livro:


1. Atalhos mentais

Nosso cérebro tem a tendência de minimizar energia. Para isso, ele cria mecanismos para automatizar nossas ações, os hábitos. Assim que ele percebe algo bom, ele envia sinais para lembrarmos das ações e repeti-las no futuro.


Quanto mais hábitos você tiver, menos energia irá gastar.

“Eu tento reduzir minhas decisões. Não quero tomar decisões sobre o que estou comendo ou vestindo, pois tenho muitas outras coisas com que me preocupar.”- Barack Obama

Quer evitar aquela fadiga mental no final do dia? Pare de tomar pequenas decisões.


2. Começar é diferente de continuar

Existem 2 fases diferentes na formação dos hábitos: começar e continuar. Elas ativam áreas diferentes do cérebro e devem ser tratadas de forma diferente.


Quando estamos começando, dependemos mais da motivação, por isso as recompensas são importantes.


Depois de um tempo (com repetições), nosso cérebro vai memorizando e passa as informações para uma outra região. As recompensas passam a perder o efeito, então o contexto começa a ser um fator determinante para a formação do hábito.


3. Não é sobre autocontrole

Analisando pessoas com pontuação alta de autocontrole, descobriu-se que, na verdade elas entendem que o controle tem a ver com estímulos e respostas. Elas descobrem formas de alterar o contexto e criar processos que facilitam a tomada de decisão (ou evitando tentações).


As crianças no teste do Marshmallow aprendem a não enxergar o marshmallow, em vez de contar com a força de vontade. Esconda o seu marshmallow!


4. Contexto é o segredo

Esconder o marshmallow tem a ver com contexto. Subestimamos o poder do ambiente e das pessoas na nossa tomada de decisão.


O segredo para criar bons hábitos é aprender a alterar o contexto em que está inserido.


Já percebeu como diminuiu o número de fumantes depois que foi proibido fumar em lugares fechados? Contexto.


Faça o mesmo para outros hábitos, dificulte o uso do celular no quarto. Deixe tudo organizado no dia anterior para fazer exercícios assim que acordar.


Pense em alterar o contexto, não em melhorar a motivação.


5. Crie Descontinuidades

Hábitos são receitas para uma vida mais produtiva e menos estressante, mas cuidado para não tornar a vida uma rotina monótona. Crie Descontinuidades.


De vez em quando, quebrar o habitual cria oportunidades de melhorias. As grandes mudanças, geralmente, criam novas fases na nossa vida apesar do estresse e, às vezes, das dores.


De tempos em tempos, crie algum tipo de descontinuidade, comece uma atividade diferente, uma aula de dança, um esporte novo. Leia algo diferente. Faça alguma loucura.


Saia do status quo.

 

Espero que você saia com alguma ideia do que fazer com esses insights para melhorar a sua vida hoje mesmo.


Se achou interessante, compre e leia o livro. Adquirir mais conhecimento é sempre um BOM HÁBITO!

 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page