top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Como evitar distrações e ser mais criativo e produtivo

Hoje em dia, somos inundados de informações. Quem tem um celular na mão possui mais informação do que o presidente dos EUA em 1990. Uma pessoa, em média, passa 11 horas do dia interagindo com mídias (principalmente mídias sociais), chega a dar “scroll” em mais de 90m de conteúdo por dia, verifica o celular mais de 30x em uma hora. E tudo isso está mudando o nosso comportamento, estamos ficando cada vez mais distraídos.


Como evitar distrações e ser mais criativo e produtivo

O alto volume e a disponibilidade de conteúdo tornou muito fácil a gente perder o foco das coisas. Um estudo feito pela Microsoft em 2015 mostrou que o nosso nível de atenção vem caindo ao longo do tempo.


Em 2000, levávamos cerca de 12 segundos para nos distrairmos com algum estímulo externo. Esse índice caiu para 8 segundos na época do estudo. Não duvido que esse tempo caiu ainda mais agora em 2021.

Era da distração

O que é mais preocupante é que o peixe-dourado leva 9 segundos para se distrair. Ou seja, em termos de atenção já somos piores que o peixinho. Lembro de uma charge que vi a muito tempo atrás, que pode ser uma previsão do futuro rs.


Toda essa distração impacta diretamente na sua produtividade e na sua criatividade.


Para conseguir produzir algo é preciso ter algumas táticas que nos protejam de nós mesmos. Porque não adianta lutar contra o nosso cérebro primata, que agora está mais perto do peixe-dourado rs.


O melhor que você pode fazer é se isolar da distração. Quando for trabalhar em algo que exige concentração (ler um livro também), evite ficar perto do celular, feche a janela do email e o home broker e desligue a TV.


De preferência, fique em um lugar isolado também. Com a quarentena as pessoas aprenderam como faz diferença ter um escritório em casa.


O isolamento físico é uma boa forma de entrar em flow. Por menor que seja o ruído externo, lembre-se que em 8 segundos já perdemos a concentração.


Outra dica para melhorar a criatividade é definir um horário fixo para ter o seu momento criativo. Isso mesmo, criatividade nada mais é do que esforço contínuo. Se você se comprometer a todos os dias criar conteúdo das 8h às 9h, a sua criatividade irá chegar nesse mesmo horário, olha que mágico. A criatividade adora uma rotina também, portanto crie a sua rotina criativa.


E por último, aprenda a eliminar suas fontes de distrações. Ficamos muito empolgados em receber todo quanto é tipo de informação. Queremos ter as últimas notícias. Nos inscrevemos em várias fontes de notícia, canais no Youtube, e-mails, podcasts. E com isso recebemos muito “lixo”, que acabam nos distraindo.


Foque em informações que serão úteis para o seu momento, mesmo que esteja perdendo alguma notícia bombástica ou algum assunto do momento. Se for realmente importante, o assunto irá chegar pelos seus contatos.


Em vez de aumentar o ruído, trabalhe para diminuí-los. Nesse sentido, menos é mais.


Mais foco, mais concentração, mais produtividade e mais criatividade.


Não deixe o peixe-dourado te dominar!


Nossa atenção é pior do que o peixe-dourado
 

Posts Relacionados:

 

Livros para os questionadores



Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page