top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Estratégia de sobrevivência

Atualizado: 1 de abr.

Há muito tempo atrás, haviam milhares de pequenos grupos de homosapiens espalhados pelo planeta. Mas a Natureza fez questão de eliminar  os grupos que não possuíam uma estratégia de sobrevivência.



Pense no cenário onde esses grupos viviam em cavernas, mas devido ao aumento do grupo, seria necessário explorar nos lugares para morar.


3 cenários hipotéticos aconteceram:


  1. Todos os membros do grupo possuem um perfil “aventureiro”. Todos saem juntos para procurar um novo lar. Num mundo perigoso, com vários predadores maiores do que os homosapiens, podemos imaginar o que pode ter acontecido. Um grande animal aparece e acaba com o grupo. Não sobra ninguém para contar a história ou resgatar os sobreviventes. Fim do grupo.

  2. Todos os membros do grupo possuem um perfil “conservador”. Ninguém quer sair da caverna pois existe um risco grande de morte. A comida ao redor acaba e todos morrem. Fim do grupo.

  3. Um equilíbrio entre “aventureiros” e “conservadores”. Alguns poucos membros saem para procurar novos lares, em grupos pequenos. Alguns não irão sobreviver, mas quem ficou sabe para onde não ir e criam novas expedições até encontrarem novos lares. No final, perfis mais para o meio aparecem, “pragmáticos” que seguem os aventureiros caso eles sinalizem segurança. Com essa diversidade, a probabilidade de sobrevivência do grupo aumenta consideravelmente.


Os homosapiens, via tentativa e erro (no caso, morte), aprendem que a estratégia é a diversificação de comportamentos em relação à segurança. O ideal seria uma curva quase que normal entre os extremos aventureiro e conservador.


Não por coincidência, é a mesma curva de adoção de tecnologias.


Cada pessoa possui uma sensibilidade própria ao nível de segurança para tomar decisões. Algumas precisam se sentir muito seguras para agir, outras conseguem navegar no mar de incertezas.


Não existe um lado certo ou errado, todos são vitais para a sobrevivência da espécie (mesmo num mundo sem predadores).


Mas saber onde você se encaixa é essencial para você tomar certas decisões na vida, seja nos investimentos ou na escolha de querer empreender (ou não).


Não porque é impossível você ter um perfil e ir para outro lado da curva, mas porque você precisará de um plano diferente e necessitará de muito mais energia mental para conseguir enfrentar o desafio.


Reflita e seja honesto consigo mesmo sobre a sua estratégia de sobrevivência,


 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram, Pinterest e YouTube)


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page