top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“Melhore o seu sistema Imunológico” Huberman Lab

Como a ciência pode nos ajudar a melhorar o nosso sistema imunológico, evitando infecções e doenças através de práticas simples e acessíveis?


Melhore o seu sistema imunológico Andrew Huberman

Nesse episódio do podcast Huberman Lab, Andrew Huberman fala sobre algumas publicações científicas que nos ajudam a entender como utilizar o nosso sistema nervoso para melhorar o nosso sistema imunológico.


Existe um conhecimento básico para evitar infecções e doenças, como dormir bem, se alimentar bem, fazer exercícios e se expor à luz do sol em determinados horários do dia.


Porém, esse episódio traz outras práticas não triviais que podem nos ajudar.


Veja o resumo visual que preparei para você entender sobre o que o podcast fala e para lembrar de todo o conteúdo:


Resumo Huberman lab em português
 

Os 5 principais insights



1. Como o sistema imunológico funciona


Basicamente, o nosso sistema é composto de 3 camadas.


A primeira é a nossa barreira física, a nossa pele. Ela evita a entrada de invasores, mas possui seus pontos fracos, que são as aberturas (boca, olhos, narinas, etc).


Se algum corpo estranho entra, o sistema então ativa o nosso sistema imunológico inato, que libera substâncias com funções específicas para identificar, isolar e matar os invasores.


Depois, o corpo faz algo muito esperto, ele ativa o sistema imune adaptativo, que é responsável por analisar o corpo estranho e criar anticorpos para ele. Combatentes que estarão prontos para um futuro ataque. Cria uma memória com esses invasores específicos. Minimizando energia e tempo numa futura invasão. 


2. As 3 mudanças de hábitos que você deve pensar


Para manter esse sistema funcionando bem, 3 hábitos que devemos trabalhar:


Respiração nasal: O muco do nariz é muito mais eficiente em segurar e eliminar possíveis infecções. Por isso, quem tem o costume de respirar pela boca tem maior probabilidade de ficar doente. Respirar pela boca pode ter causas fisiológicas, como desvio de septo, mas também tem muito de prática. A pessoa não aprendeu a respirar corretamente e por isso como fazer.


Evitar as mãos nos olhos: Aprendemos com a pandêmia a limpar com álcool nossas mãos com mais frequência, evitando contaminações. Colocar a mão no olhos ou no nariz após conhecer uma pessoa é um movimento involuntário (com raízes evolutivas), por isso é preciso estar ciente desse movimento para evitá-lo.


Microbioma: A qualidade do muco depende da qualidade do seu microbioma. As bactérias do seu intestino influenciam diretamente no seu sistema imunológico. Por isso, comer alimentos fermentados irão ajudar na proteção contra doenças.


3. Melhorar o sono


O sono é uma ferramenta do nosso corpo para se livrar de toxinas. Para turbinar esse processo, você pode se alimentar com comidas que aumentam a serotonina, como salmão e carne de peru.


Além disso, também pode dormir com uma leve inclinação, cerca de 12°. Levantando os pés e aumentando a circulação sanguínea na cabeça. Pode fazer quando estiver acordado no sofá também.


4. Reduzir inflamações


Outra forma de acelerar a recuperação, principalmente, nos estágios iniciais, quando estiver um pouco indisposto é ajudar o corpo a liberar adrenalina, reduzindo assim as inflamações do corpo.


Uma opção é fazer sessões de 15 minutos de sauna. Como nem todos podem ter acesso fácil a sauna no dia a dia. Uma opção mais simples é tomar banho gelado, que também libera adrenalina.


Outra técnica comprovada cientificamente é a respiração Wim Hof. Técnica específica de respiração, que consiste em várias respirações rápidas e depois segurar o ar por alguns segundos. Eu costumo fazer alguns dias na semana e recomendo (veja no youtube o vídeo guiado que eu utilizo aqui).



5. Espirulina


Vendida em pó ou como suplemento, a espirulina é derivada de algas e seus compostos ajudam a diminuir a obstrução nasal, melhorar o sono e diminuir inflamações. Achei bem curioso e está na minha lista de hacks para experimentar.


 

Lembrando que todo o conteúdo foi retirado do episódio do podcast Huberman Lab e não pode ser considerado como recomendação médica.


Pesquise e consulte o seu médico antes de consumir ou experimentar qualquer uma das sugestões.


Com esse tempo maluco e com crianças em casa, conseguir melhorar o nosso sistema imunológico através de bons hábitos é uma grande vantagem.


Assista ao episódio completo aqui.


E boa saúde a todos.


 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page