top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

O melhor curso sobre Independência Financeira

Atualmente, existem várias propagandas de cursos na internet sobre como conseguir a sua independência financeira. Como conseguir ganhar mais dinheiro para não precisar ganhar mais dinheiro.

Mas a equação da liberdade financeira possui duas variáveis: a receita e a despesa.


A primeira parte é a que atrai mais pessoas, a promessa de dinheiro fácil e ganhos exponenciais.


A segunda parte, porém, é a mais importante e mais fácil de controlar.


O segredo para chegar a uma liberdade financeira é aprender a controlar os seus gastos em momentos certos da vida.


Naval Ravikant escreveu no excelente livro “The Almack of Naval Ravikant": “Se você ama o dinheiro e começa a ganhar, nunca terá o suficiente… Eu acho que a melhor forma de evitar o amor constante pelo dinheiro é não fazer um upgrade no seu estilo de vida conforme você ganha mais. É muito fácil fazer esse upgrade conforme você ganha mais.”


No momento em que você deveria estar acumulando mais dinheiro, pensando no longo prazo, é quando você começa a gastar mais e te deixa cada vez mais longe da sua liberdade financeira.


Isso acontece quase que na inércia, afinal todos nós queremos ter uma vida melhor, sempre.


Mas precisamos conseguir separar dois fatores muito importantes nessas decisões: Pressão social e Ego.


“A partir de um determinado nível de rendimentos, tudo o que você precisa fazer é não alimentar seu ego” - Morgan Housel

Como bem colocado em Clube da Luta: “Nós compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos para impressionar pessoas que não gostamos”. Isso é ego e isso é o que mata o seu patrimônio, independente de quanto você ganha.

 

Não estou falando que você precisa ser um mão de vaca, mas precisa ter consciência de que são nos seus grandes gastos da vida (casa, carro, casamento, viagens) que você controla quão perto ou longe está da sua liberdade financeira. (E não no curso para ganhar com opções explosivas rs)


Esse assunto, definitivamente, não possui uma resposta certa ou errada.


Cada vez mais reflito sobre a importância de conhecer os próprios valores.


Um dos meus valores mais fortes é Liberdade. Por isso, a escolha entre gastar mais ou ficar mais perto da liberdade financeira é muito lógica, liberdade sem pensar.


Para você, podem existir outros valores mais importantes que justifiquem os gastos maiores (segurança ou conforto, por exemplo) e tudo bem. Só não dá para ter tudo. Maiores gastos, aposentadoria mais tarde. Aceite e seja feliz.


O mais importante é não se deixar levar pela inércia


Tenha consciência das suas escolhas e, principalmente, tome decisões alinhadas com os seus valores (e não pelos valores dos outros).


O melhor curso de liberade financeira deveria conter apenas uma pergunta: Quais são os seus verdadeiros valores?


Esse é o caminho não só da liberdade financeira, mas também de uma vida mais plena.


 

Livros para os questionadores




Ler mais livros é compartilhar conhecimento.Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page