A Disney popularizou a expressão “e viveram felizes para sempre”, indicando o final de suas histórias. Depois de anos escutando isso, as pessoas vivem na busca desse momento singular. Mas a vida é menos Cinderela e mais A Torre Negra, de Stephen King.

A psicóloga Tal Ben-Shahar chama isso de “falácia da chegada”. A crença equivocada de que ao atingir um objetivo importante na vida, seremos felizes e satisfeitos.
Quando eu virar CEO, quando atingir um milhão na conta, quando me aposentar, quando sair desse emprego, serei feliz.
A grande verdade é que a felicidade é temporária e dura menos do que você espera.
Quando você descobre isso, vem a decepção e a infelicidade pela quebra de expectativa. Além da sensação de vazio sem um norte para seguir, afinal você chegou onde queria.
A solução é mudar a sua percepção de como a vida funciona e o melhor exemplo está onde você, provavelmente, nunca iria procurar: A Torre Negra, de Stephen King.
Na minha opinião, a melhor saga já escrita - sim, melhor que Senhor dos Aneis - composta de 7 livros e mais de 4.000 páginas, ocupou um bom tempo da minha juventude.
⚠️Spoiler. Se quiser ler a saga pare por aqui. Se não fizer questão, contarei o final.
Depois de uma saga épica, com amizades improváveis, muitas batalhas, demônios, mortes e cicatrizes, o Pistoleiro - personagem principal - alcança o seu objetivo: chegar na torre negra e matar o vilão, o homem de preto.
Mas em vez de viver feliz para sempre, ele retorna para o mesmo ponto que ele começou, com apenas 2 diferenças: uma corneta (o chifre de Eld) e um pouco mais sábio pelas experiências que passou.
Quando li, fiquei em choque com esse final e demorei anos para refletir sobre a genialidade de King. Ele descobriu como a vida funciona.
Grandes objetivos são assim. Batalhas épicas que um dia acabam e te fazem retornar ao início de um novo ciclo, mais sábio e preparado para escrever uma história diferente.
Não pense na vida como um conto de fadas que contém apenas um ciclo, terminando no final feliz.
Pense como uma espiral ascendente, onde cada objetivo te leva de volta ao início, só que mais preparado e melhor. Comemore as metas atingidas, limpe a poeira e levante novamente para enfrentar outros demônios.
O segredo da felicidade é levar a vida menos Disney e mais Stephen King.
Se você já leu "Cansei" O que fazer para mudar e sair dessa vida cansada", não se esqueça de avaliar.
Clique aqui e ajude a divulgar o livro.
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Comments