top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Parar de trabalhar não te deixará feliz

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Achamos que seremos felizes quando pararmos de trabalhar, mas na maioria dos casos isso gera tristeza.

Primeiro porque estamos tão acostumados com a correria (afinal são tantos anos no movimento), que não sabemos o que fazer com tanto tempo livre.


Segundo, e mais importante, a nossa mente foi feita para trabalhar. Por mais entediante que seja o seu trabalho, você está aprendendo e agregando. E isso faz parte da natureza humana.


Como disse Nassim Taleb no ótimo livro antifrágil:

“O equilíbrio para algo orgânico só acontece com a morte.”

Ou seja, procurar não fazer nada, parar de trabalhar, ficar em equilíbrio é o caminho para a morte do seu cérebro. Não faça disso o seu objetivo.


Um dos problemas para acharmos que parar de trabalhar é sinônimo de felicidade tem a ver com expectativa.


Pensamos na nossa aposentadoria como algo recompensador. “Trabalhe 40 anos da sua vida, junte dinheiro para aproveitar tranquilamente a sua aposentadoria.” é o que escutamos desde sempre e perseguimos sem questionar.


Tendo a chance de fazer uma mini aposentadoria na minha vida, tive a oportunidade de não esperar até os 60 anos para entender que parar de trabalhar por si só não é uma solução.


E a frase de Tim Ferris em “Trabalhe 4 horas por semana” fez muito mais sentido:

“Subtrair o que é ruim não cria o que é bom. O objetivo não é apenas eliminar o que é ruim, porque isso não provoca nada além de um vácuo.”

Seu objetivo não deve ser eliminar o trabalho, deve ser se preparar para o vácuo.


O vácuo é talvez um dos maiores desafios de começar o plano B.


Começar algo do zero é pular de cabeça no vácuo. Isso requer coragem, mas gera muitas (MUITAS) dúvidas.


E percebo agora que uma das grandes vantagens de ser empregado é que você terceiriza algo que é extremamente difícil: a decisão sobre o que voce deve fazer.


Isso mesmo. Você terceiriza para o seu chefe, que terceiriza para o chefe dele até o CEO, porque somos péssimos em decidir o que fazer.


É muito mais fácil obedecer uma ordem, seguir um plano estratégico que alguém fez do que criar o seu plano e (principalmente) executá-lo no vácuo.


Se você quer se preparar para uma aposentadoria feliz, você precisa criar algo que além de garantir uma estabilidade financeira continue te estimulando a aprender sempre mais.


E, de preferência, algo que ajude outras pessoas a evoluírem também, porque esse sim é o segredo da felicidade ... e não o fato de parar de trabalhar.

 

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page