top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Perdendo dinheiro com a Previdência Privada

Acostumados com anos muito bons de rentabilidade da previdência privada com alta de mais de 200% do índice ibovespa desde o começo de 2016 e uma queda livre da SELIC, as pessoas tomaram um susto quando viram o quanto valorizou em 2020, ou pior, o quanto perderam de dinheiro no ano.


Perdendo dinheiro com a Previdência privada

Se você foi uma dessas pessoas, tenho uma péssima notícia para você, 2021 não será diferente.


A previdência é talvez uma das formas de investimentos mais comuns no Brasil, principalmente para quem é assalariado. De forma geral, é um tipo de investimento muito cômodo. Um percentual do seu salário já vai direto para a conta, antes de você gastar, a empresa contribui com uma parcela (o que é a principal vantagem) e você espera que isso fique rendendo até a sua aposentadoria.


O problema é quando ela não rende.


E o problema maior é que você não tem a menor ideia do porquê isso aconteceu.


Se você está nesse grupo, não se desespere, você não está sozinho. Segundo uma pesquisa feita pela fintech Onze com 5 mil titulares de previdência privada, 55% não sabem quanto pagam de taxas para o fundo de previdência e 54% não têm ideia do rendimento do próprio fundo. Imagine saber como está sendo gerenciado o investimento dentro do fundo.


Mas e agora? O que fazer? Devemos tirar o dinheiro? Colocar na poupança?


O meu conselho é: ESTUDE!


Acabou a molezinha de ganhar dinheiro enquanto você assistia o Domingão do Faustão.


Como escrevi nos últimos posts, a regra do jogo mudou e elas não foram feitas para você. Pare de ficar reclamando e adapte-se. Ninguém falou que seria fácil. Estude.


E comece com o conselho do maior investidor de todos os tempos:

“Regra número 1: Nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça da regra número 1.” Warren Buffett

Existe um mito de que investimento é para pessoas gananciosas que querem virar milionárias da noite para o dia. Que apostam tudo em bitcoin e saem do zero ao milhão em 1 mês. Essa fórmula que geralmente vira notícia na mídia é provavelmente a receita para a falência.


A realidade é que a regra número 1 do investimento consciente é fazer com que você não perca dinheiro. Esse deve ser o seu objetivo principal.


A fórmula mágica para virar milionário é trabalhar, acumular capital e não perder dinheiro. É para isso que você precisa estudar, para não perder dinheiro.


Tudo isso para dizer que você vai precisar entender sim de investimentos.


A previdência privada pode ser um bom investimento, mas você precisa saber como o cenário econômico impacta o seu fundo. Como a alta da SELIC faz o título do tesouro prefixado que era a base do seu plano de previdência despencar, por exemplo.


Não para você sacar o seu dinheiro da previdência, afinal é um investimento de longo prazo. Mas para você conseguir diversificar os seus investimentos e não ficar refém apenas da previdência privada para garantir a sua aposentadoria.


Conforme 2020 nos relembrou, existe sempre um risco. A previdência não irá garantir que você tenha sempre mais dinheiro no futuro.


Por isso, leia mais. Aprenda a investir. ESTUDE. É o único jeito de NUNCA PERDER DINHEIRO.

 

Se você quer mais posts sobre finanças, deixe o curtir para eu saber que o assunto é relevante.

 

Livros para os questionadores:


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page