top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Quando a adversidade vira a solução (mesmo sem um braço)

Após um trágico acidente de carro, um menino de 10 anos perde o braço esquerdo. Depois de algum tempo, o pai o coloca em uma aula de judô para tentar melhorar a auto-estima do menino.


O sensei percebe que o menino é aplicado e ensina o primeiro arremesso para o aluno. Ele treina dia e noite. Depois de muito treino, ele fala para o sensei:

- Sensei, eu tenho treinado muito esse mesmo movimento. Eu acho que estou pronto para aprender outro.


O sábio mestre então responde:

- Esse é o único movimento que você precisa saber.


Para não decepcionar o mestre, ele continua treinando o mesmo golpe. O menino então tem a chance de participar do seu primeiro torneio.


Surpreendentemente, ele ganha a primeira luta, mesmo sem um dos braços. Então, ganha a segunda e a terceira. O resultado é muito mais do que ele esperava.


Até que ele chega na final contra um menino muito mais experiente, campeão de outros torneios, quase o dobro do seu tamanho. Os juízes falam em cancelar a luta e dar a medalha de segundo colocado para o menino, mas o sensei insiste em continuar.


O oponente é forte e tenta de todas as formas derrubar o menino. Até que uma hora ele se cansa e dá uma brecha para que o menino encaixe o golpe que ele tanto praticou. IPPON! O menino leva o troféu de campeão.


Após a comemoração, o menino então pergunta ao seu mestre:

- Como eu ganhei o torneio competindo com outros meninos experientes sabendo apenas um movimento?


- Dois motivos - responde o sensei - Primeiro, você realmente dominou um dos movimentos mais difíceis do Judô. E segundo, a única defesa para esse golpe é agarrar o braço esquerdo do oponente.


A adversidade do menino se tornou a sua própria solução.


Trecho retirado do livro “Future proofing you” de Jay Samit que nos faz refletir sobre como ficamos lamentando nossos problemas sem enxergar as oportunidades que aparecem.


Às vezes, o obstáculo é o caminho.

 

Livros para os questionadores



Ler mais livros é compartilhar conhecimento. Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page