top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Como estimular a criatividade dos filhos?

Uma das habilidades mais importantes do mercado de trabalho é a criatividade. A capacidade de criar novos produtos, novas ideias de melhoria e soluções disruptivas de antigos problemas. Porém, isso é algo extremamente difícil de ensinar.

Com brincadeiras e a interação com outras crianças, as escolas tentam incentivar o pensamento criativo.


Mas segundo alguns estudos, a escola nos moldes tradicionais tende a destruir a criatividade em vez de incentivá-la. (Assista ao TED Talk de Ken Robinson “As escolas acabam com a criatividade” ao final do post)


Por isso, se você quer ajudar seus filhos, essa tarefa não pode ser terceirizada. Sinto lhe informar, mas depende de você.


Mas como fazer isso?


Tentando algumas estratégias, como leitura, brinquedos educativos, desenhos, chegamos a conclusão que a melhor ferramenta é aquela que nós adultos odiamos: DINÂMICA DE GRUPO.


Isso mesmo. Algumas dinâmicas de grupo que fazemos nas empresas e nos cursos por aí são uma ótima ferramenta para incentivar a criatividade dos pequenos.


Utilizamos o horário do jantar, onde é difícil manter a concentração da criança e fazemos alguns “jogos” de criatividade.


Uma vantagem adicional é que quando a criança está distraída com a dinâmica ela tende a comer sem enrolação. Às vezes, a condição para ela participar da rodada é comer uma colher.


Algumas dinâmicas para você também começar a exercitar o cérebro dos seus filhos aproveitando a energia acumulada em casa no período de férias:


1) Continue a história


Dinâmica de improviso, cada um precisa contar um pedaço da história e o próximo deve continuar. Para aumentar o nível de dificuldade, quando a pessoa termina de contar o pedaço da história, ela fala uma palavra que o próximo deve usar.


2) O que isso parece?


Pegue um objeto qualquer, uma tampa, um papel amassado, um canudo e cada pessoa deve falar o que isso parece. Deixe a criatividade fluir, dê exemplos para o seu filho pegar o jeito. Em pouco tempo você verá que eles são muito melhores que você nisso.


3) O que é verdade?


Cada pessoa fala 3 coisas do dia, sendo 2 delas fatos verdadeiros e 1 falso. Os outros participantes devem descobrir o que é falso. Essa dinâmica além de incentivar a imaginação, também é uma boa forma de fazer a criança falar do dia dela. Bem melhor do que a famosa pergunta: “Como foi seu dia?”.


4) O que eu estou pensando?


Uma pessoa pensa em algum objeto ou pessoa e as outras precisam descobrir fazendo apenas perguntas de SIM ou NÃO. “É um personagem de desenho?”, “Tem aqui em casa?”, etc..


Essas são 4 dinâmicas que fazemos aqui em casa. Provavelmente, você conhece outras e pode experimentar. Aproveite para compartilhar aqui também, irei adorar tentar outras “brincadeiras”.


E, claro, é muito mais fácil não fazer nada. Ninguém merece fazer dinâmicas de grupo em casa, a não ser os seus filhos.


Repense! Questione-se e seja criativo!

 


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page