top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Covid e burnout - quando o corpo vence a mente

Essa semana o Covid me derrubou. Dores de cabeça e muito cansaço. Mas o corpo é algo impressionante. Para combater o vírus, ele prioriza toda a energia para o sistema imunológico.


Nessa hora, quanto menos energia desperdiçamos com coisas não importantes, melhor. Isso inclui fazer atividades físicas e pensar muito (só de escrever esse post me deu uma tontura).


Por isso, tudo que queremos é dormir e ficar no sofá vendo Netflix. É o seu corpo priorizando energia.


Esses sintomas ficam evidentes quando estamos com uma doença grave, como o Covid, mas acontece em menor escala quando estamos “aparentemente” saudáveis também e não damos muita atenção.


Segundo o livro “O paradoxo da energia”, grande parte dos casos de depressão e burnout possuem problemas de intestino permeável (leaky gut).


Isso faz com que toxinas e até algumas bactérias “vazem” do intestino para outros órgãos e causem pequenas inflamações pelo corpo.


O corpo, então, foca a energia para se recuperar, apagando vários pequenos incêndios e, consequentemente, fica com menos energia para fazer outras coisas, dando a sensação de estagotamento mental.


Por isso, ter uma alimentação mais saudável (melhorar a fonte de energia e evitar o leaky gut), se exercitar com frequência (criar mais mitocôndrias para produção de energia) e fazer jejum intermitente (melhorar a produtividade das mitocôndrias) são fundamentais.


Quando o corpo não está bem, sua vontade pode ser a melhor do mundo, seu mindset ser o mais bem intencionado, mas nada disso irá fazer você tomar boas decisões.


Nessas horas, o corpo é mais forte que a mente.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page