top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Distração - o novo inimigo da concentração

Estamos vivendo a era da distração. No trabalho e na vida vivemos cercados de distrações e isso, com certeza, é o maior desafio para o foco. Provavelmente você gasta mais tempo vendo histórias do Instagram e posts do facebook do que lendo livros.



As redes sociais foram feitas para explorar reações biológicas semelhantes aos efeitos das drogas. Cada vez que você recebe uma notificação e abre uma nova atualização, uma nova foto do Instagram, o cérebro envia um sinal de liberação de dopamina, hormônio do prazer.


Essas doses pequenas e constantes cria um gatilho e seu corpo fica cada vez mais empolgado para receber a dose, por isso ficamos olhando cada vez mais o celular em busca de “prazer”. Por isso, não adianta achar que você vai conseguir sair desse loop por vontade própria. Conforme comprovado em vários experimentos de teoria comportamental, temos muito menos controle sobre nossas decisões e ações do que imaginamos.


Se quiser se livrar da distração, você precisa criar algumas barreiras que não te façam agir de forma automática.


No livro “Trabalho focado”, Cal Newport sugere você eliminar as redes sociais. Acho bem radical. Assim como drogas, sempre existe o perigo de você ter uma recaída e voltar. Se isso acontecer pode ser pior do que antes. Outro ponto, acho que no fundo as redes sociais tem um potencial de compartilhamento de conhecimento, ainda acredito que todos nós somos produtores de conteúdo. Foi assim que você chegou até o blog. Então, agradeço às redes sociais e não gosto da ideia de sair completamente.


Um dica prática é dificultar o máximo possível o acesso à rede social. Podemos dificultar de algumas formas:

  1. Tire o app da tela inicial, de preferência coloquei a última tela. Com isso, terá que passar algumas telas para acessar e acabará diminuindo o acesso, principalmente no trabalho. Mas em alguns momentos, a sua tela inicial irá mudar para a última tela (droga de vício rs)

  2. Tire o atalho do app. Deixe para entrar apenas pelo caminho dos aplicativos, de preferência dentro de uma pasta. Isso funciona bem.

  3. Defina um lugar físico para deixar o celular em casa. Quanto mais perto do celular você estiver, mais rápido será para você entrar sem perceber. FIQUE LONGE! Essa dica, estou tentando sem muito sucesso ainda rs, mas vamos conseguir!

  4. Defina um horário para ver as redes sociais. Coloque como uma atividade do seu cronograma, assim você vai condicionar a mente que não adianta ficar esperando novas doses de dopamina.


Essas são algumas dicas que podem ajudar a diminuir o uso das redes. No trabalho, o mesmo se aplica ao email. Se você calcular quanto tempo fica respondendo emails, ficará surpreso. As pessoas tem a sensação de que se não responder os emails vão parecer ineficientes. Mas pelo contrário, ficar parando para responder emails, quebra o seu "flow" e diminui sua eficiência.


Defina também alguns horários para ler e responder emails. Quando chegar no trabalho, no almoço e no final do dia. Inclusive, desligue todas as notificações de email, principalmente do celular.


Como todas as dicas do blog, sugiro que você aplique, adapte ao seu dia e melhore as dicas. Faça da sua maneira! O importante é melhorar a concentração e eliminar esse inimigo que se chama DISTRAÇÃO!


Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.

 

Dica de livro:


Deep Work: Rules for Focused Success in a Distracted World (Cal Newport): https://amzn.to/2LxPl0n

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page