top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Livro - A vaca roxa (Seth Godin)

O marketing tradicional está morrendo. Na era da informação, é cada vez mais difícil ter o tempo das pessoas e quando se tem, elas estão mais impacientes para te escutar. Por incrível que pareça a melhor estratégia é a mais antiga de todas: a propaganda boca a boca.



Para ter sucesso agora é preciso ter um produto/serviço extraordinário, uma vaca roxa!!


Ninguém para no meio de uma viagem de carro para apreciar uma vaca (talvez o meu filho, ele adora cantar “Are you listening to the cow?”), mas para maioria das pessoas é algo chato, diferente se você visse uma vaca roxa né, aí é history no Instagram COM CERTEZA!


A vaca roxa, além de extraordinária, precisa ser feita especialmente para um público específico, os “early adopters”, pessoas que estão abertas a experimentarem coisas novas e geralmente são responsáveis por traduzirem a mensagem e os benefícios para as outras pessoas.


Na época onde os principais canais de marketing eram a TV e o jornal, as propagandas eram feitas para a grande massa, mas com a internet isso não faz mais sentido e a estratégia é focar em pessoas que irão adorar seu produto/serviço a ponto de serem os seus representantes e convencerem os amigos a usá-lo.


Por isso foque nos influenciadores! Isso implica em não agradar a todos. Algumas vacas roxas inclusive são extraordinárias porque desagradam a maioria, mas tem defensores fieis de um nicho de mercado.


Na prática


Na comunicação desse blog, por exemplo, fiz um teste e postei no mesmo dia do lançamento uma foto no cinema vendo Vingadores. A foto teve mais de 50 curtidas, o post do blog, 15 curtidas. Se tivesse postado a foto do meu filho no cinema, 150 curtidas.


A maioria não quer escutar sobre dicas de livros e não adianta querer ficar falando para essas pessoas, será perda de tempo e esforço. Em vez disso, vou focar em elaborar conteúdo excelente para essas 15 pessoas, para vocês! E se for realmente uma vaca roxa, vocês irão comentar com outras pessoas, porque gostamos de descobrir e compartilhar novas vacas roxas.


Então, pense como sua empresa está vendendo seus produtos/serviços e principalmente para quem está direcionando a mensagem (Muita sinergia com “O ponto da virada”, link abaixo). Pense também para quem e como você está vendendo as suas ideias/projetos dentro da sua empresa, como pessoa e como área, para conseguir o apoio necessário.


Um vídeo que também mostra um pouco disso tudo em poucos minutos é o TED talk “Como começar um movimento” (https://youtu.be/V74AxCqOTvg).



Crie o seu movimento, crie a sua vaca roxa!









 

563 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page