top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Livro - Trillion Dollar Coach

Atualizado: 29 de jun. de 2020

(E. Schmidt, J. Rosenberg, A. Eagle)

Bill Campbell foi jogador e técnico de futebol americano pela Columbia University, mas ficou famoso por se tornar um dos maiores nomes do Vale do Silício, tornou amigo próximo de nomes como Steve Jobs, Larry Page, Eric Schmidt e revolucionou a cultura de empresa como Google e Apple com foco em como trabalham os times e a relação entre gestores e funcionários.



Uma pessoa humilde, Bill tratava todos de forma igual e gostava de andar pelos corredores para conhecer as pessoas das empresas, tinha a habilidade de identificar tensões e resolvê-las, principalmente entre pares do alto escalão, onde o ego impera. Conseguia dar feedback sinceros sem ofender as pessoas, muitas vezes até muito diretos, mas pelo seu carisma, não era interpretado como negativo.


Alguns grandes momentos descritos no livro foram no lançamento do IPO do Google, onde Eric Schmidt perderia o posto de CEO, para que os fundadores Larry Page e Sergey Brin assumissem o cargo. Bill foi crucial para convencer Eric que é sempre sobre o time e não sobre egos e ele ficou para auxiliar o Google na sua caminhada. E outro momento foi a volta de Steve Jobs para assumir a Apple após ter deixado a empresa, o dedo de Bill também estava lá, confiando sempre na visão dos fundadores, algo que para ele era inestimável.


Mas o grande legado de Bill é a forma como os times dessas empresas se relacionam. O “coach”, como era chamado, pregava a importância dos gerentes de criarem um ambiente de suporte (ferramentas, treinamentos), respeito (ajudando as pessoas alcançarem suas metas) e confiança (autonomia e acreditando que as pessoas são capazes).

“Não diga às pessoas o que elas devem fazer, ofereça histórias e ajuda para guia-los para a melhor decisão para eles”

Outra grande lição é “Coach the coachable”, não perca tempo tentando desenvolver pessoas que não estão dispostas a se desenvolverem. Por isso, o processo de seleção é extremamente importante. Perca tempo escolhendo as pessoas certas para não perder tempo depois tentando mudar a pessoa errada. Procure algumas habilidades que tem muito mais a ver com mindset do que com experiência: Honestidade, humildade, garra, disposição para trabalhar e sede de aprender.

“Ter um plano é importante, mas ter um time é primordial”

Veja um vídeo rápido com os principais pontos:


 

Se você gostou do livro e pensa em comprar, não esqueça de comprar através do link do site (sem valor adicional no preço): https://amzn.to/2Jcckv1


Compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos. Toda segunda e quinta um novo post.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page