top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Livro - Work Optional (Tanja Hester)

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Um bom plano de vida sempre foi: estudar para entrar em uma boa faculdade, para entrar em uma boa empresa, para juntar dinheiro para uma aposentadoria aos 65 anos (talvez mais) e aproveitar a vida tranquila a partir daí.



Por muito tempo esse foi o melhor plano, pelo simples fato da renda familiar ser única e exclusivamente da força de trabalho, o salário. Porém, hoje existem muitas formas de conseguir alavancar o seu dinheiro, tendo inclusive uma renda mensal. Mesmo assim, a grande maioria a população não tem conhecimento financeiro e/ou não faz um bom planejamento para conseguir sair dessa roda que gira.

Tanja e seu marido mostram como quebrar essa roda. Com 30 e poucos anos, eles começaram a fazer um planejamento financeiro que possibilitou, aos 40 anos se mudarem de Los Angeles para North Lake Tahoe para ficar perto do que eles gostavam como hobby: escaladas e trilhas. Aposentados e dedicando o tempo para causas sociais.


No livro, ela descreve o que motivou eles a tomarem essas decisões, dá o link para algumas planilhas financeiras e fala das dificuldades de se planejar e colocar em ação o plano (ficaram 5 anos aumentando a renda para chegar no montante necessário) e até mesmo após a aposentadoria, como criar uma rotina que não faça você entrar em depressão.


Menciona 3 tipos de aposentadoria, contando alguns casos reais de pessoas que compatilharam as suas experiências no blog do casal:

  1. Tirar alguns sabáticos ao longo dos anos (a cada 10 anos, tirar um sabáticos e depois voltar a trabalhar),

  2. Aposentadoria parcial (encontrar um trabalho part-time para complementar a renda)

  3. Aposentadoria total mais cedo.


A parte financeira do livro perde um pouco por se tratar de um casal norte americano, então tem muita informação sobre previdência, fundos e mercado de ações de lá e que talvez não se aplica ao mercado brasileiro ou precisam ser “convertidos” para a nossa realidade.



Se aposentar aos 40 anos não é tarefa fácil, eles precisaram se contentar com um certo nível de vida para bater as contas e abdicar de algumas escolhas (esqueça a casa própria e até o carro), mas o livro mostra que não é algo impossível.


A leitura é interessante para te mostrar possibilidades e fazer você correr atrás de um planejamento financeiro que lhe dê liberdade para escolher o que fazer da vida sem se preocupar em pagar as contas. Faz você refletir se trabalhar até os 65 anos é realmente o melhor plano de vida como nos ensinaram.


 

Se você gostou do livro e pensa em comprar, não esqueça de comprar através do link do site (sem valor adicional no preço):


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page