top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Memorização - Como armazenar tantas informações

O grande objetivo de ler livros, independente do tipo do livro, é absorver a mensagem que ele traz. Como saber se você realmente absorveu tudo de bom do livro? Principalmente ouvindo audiolivros, como garantir que não passou nada em um momento de distração?


Um dica que tem me ajudado muito é fazer um resumo depois de ler todo o livro. Comecei para pensar melhor nos posts do blog, mas vi uma grande vantagem em fazer.


Conforme vou lendo o livro, vou marcando os trechos importantes, que antigamente não serviam para muita coisa, eu assumo rs. Mas agora, após o termino do livro, tiro 30 minutos para ler o livro inteiro novamente.


Como assim? Você lê o livro duas vezes?


Isso mesmo! 30 min é uma leitura super dinâmica, praticamente vou parando nos trechos marcados e em alguns finais de capítulos que achei crucial e vou anotando tudo em um caderno. Escrever é uma forma comprovada de fixação do conteúdo. Não precisa ser o trecho exatamente, mas algumas palavras que façam você lembrar-se das mensagens principais.

Veja como ficou o meu resumo do livro que postei: https://www.lermaislivros.com/post/livro-de-onde-vêm-as-boas-ideias-uma-história-natural-da-inovação-steven-johnson


Outra vantagem, você pode compartilhar o conhecimento com outras pessoas, futuramente até contribuir com o blog (quem sabe). O mais importante é conseguir absorver o máximo e botar em práticas as ideias, caso contrário não terá gerado nenhum valor a leitura.


Outro hábito que estou criando também é separar em um arquivo as melhores frases do livro, acho bom memorizar frases inteligentes para usar nos momentos certos. Para fazer como o Dado da primeira temporada de Malhação, que dizia:

“Bonito isso né? Eu li num livro!”
 

Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page