top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“O Elemento” Ken Robinson

Como encontrar o nosso Elemento? O nosso propósito de vida? E como podemos criar um ambiente para que nossos filhos possam descobrir com mais facilidade?

O Elemento Ken Robinson

Ken Robinson mostra com exemplos de histórias reais como os maiores gênios da humanidade descobriram seus elementos e transformaram o mundo. Geralmente, lidando com adversidades, dúvidas e indo contra o senso comum.


Através desses exemplos, ele pontua alguns pontos importantes para nos ajudar a encontrar o nosso Elemento. 


Devemos repensar as nossas habilidades e a nossa criatividade de uma forma diferente do que o sistema de educação faz hoje em dia.


Devemos refletir sobre as atividades que nos deixam em “Flow”, aquela sensação de foco onde perdemos até a noção do tempo. Esse é um grande sinal sobre o nosso próprio Elemento.


Devemos procurar as mídias que ficamos confortáveis e criativos. Procurar nossa tribo e mentores que nos auxiliem no caminho.


E Sir Ken Robinson também questiona muito como o sistema educacional acabou se esquecendo desse papel fundamental de ajudar nossas crianças a encontrar o próprio Elemento, priorizando os testes padronizados e métricas de desempenho das instituições.


Aliás, o seu TED talk é um dos mais vistos da plataforma, onde ele comenta como as escolas hoje em dia estão destruindo a nossa criatividade. Veja o vídeo aqui.


Para entender melhor do sobre o que fala o livro, veja o resumo visual “O Elemento” (Ken Robinson) que preparei para você:

Resumo Visual Ken Robinson
 

Os 5 principais insights

1. O Elemento é único


O Elemento é quando encontramos algo que amamos e que também temos aptidão para fazer. E isso é totalmente pessoal. Somente você poderá saber o que realmente te move.


Mas o que normalmente acontece é que acabamos seguindo o que nossos pais acham que é bom para nós ou seguimos aquilo que tende a dar mais dinheiro. Passamos a vida sem descobrir de fato o nosso Elemento.


2. Nossas Habilidade


Uma das dificuldades para encontrarmos nosso Elemento é que não temos consciência das nossas reais habilidades. O sistema educacional, na tentativa de mensurar aquilo que funciona, acabou focando em apenas algumas formas de inteligência: linguística e matemática. Com testes padronizados que medem se o aluno tem a capacidade de decorar a matéria.


O que acontece é que as crianças que possuem habilidades mais atreladas a outros tipos de inteligência (musical, espacial, cinestésica) podem sair da escola achando que não são boas o suficiente, simplesmente porque não foram medidas da forma correta.


3. Encontre sua mídia e sua tribo


Às vezes, descobrir o seu Elemento acontece não quando você se questiona sobre sua paixão, mas pela facilidade e interesse sobre uma mídia.


Por exemplo, você começa a “brincar” com uma câmera fotográfica, começa a pesquisar como melhorar suas fotos e quando vê, está apaixonado pela fotografia. Talvez, você descubra sua verdadeira paixão aí, não porque um dia viu uma foto e achou que aquilo seria seu propósito, mas porque viu através de uma mídia (a fotografia) que poderia se expressar e ajudar os outros a verem o mundo de uma forma diferente. A mídia te levou ao Elemento.


Da mesma forma, às vezes você se encontra porque conhece a tribo certa. Você gosta tanto do estilo de vida das pessoas que acaba encontrando o seu Elemento, foi o que aconteceu com a atriz Meg Ryan, que mesmo tímida amou o ambiente artístico e acabou virando uma atriz consagrada.


4. Mentores


Encontrar mentores na hora certa pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Não por acaso, bons professores marcam a vida de pessoas de sucesso, pois eles aparecem em um momento crítico onde as pessoas estão se descobrindo e, consequentemente, descobrindo o seu Elemento. Mentores podem ter 4 tipos de papéis na nossa vida (podendo ter 1 ou até os 4 ao mesmo tempo): Reconhecendo nossos talentos onde os outros não enxergaram, encorajando a investirmos mais tempo nas nossas habilidades, facilitando o caminho com conselhos e técnicas, e nos desafiando para superarmos nossos limites.


Achar o mentor certo pode ser decisivo na descoberta do nosso Elemento.


5. As 3 barreiras

Encontrar o seu Elemento é apenas uma parte da caminhada porque existem 3 grandes barreiras para você perseguir a sua paixão:

  1. A barreira pessoal: encarar os próprios medos para abandonar o caminho atual e seguir um novo e desafiante caminho em busca de sua paixão

  2. A barreira social: encarar seu pais e companheiros sobre uma mudança na sua vida. Os pais de Paulo Coelho  chegaram a interná-lo e dar tratamento de choque para ele desistir de ser escritor. (Bem extremo, mas é uma história que não conhecia).

  3. A barreira cultural: A sociedade também impõe certas limitações. Na sociedade, a profissão define quem é a pessoa. E existe uma hierarquia não divulgada das profissões. Mas será que deveria ser assim? 

Escolher o caminho para viver fazendo aquilo que te dá prazer é um caminho difícil. Provavelmente, você estará enfrentando uma ou mais dessas barreiras. E a pergunta que você deve fazer é: “Que preço você está disposto a pagar por isso?”


 

Eu li esse livro há muito tempo atrás, na época que entrei na faculdade. Foi um daqueles livros que abriu a minha mente.


Muito tempo depois resolvi trilhar o caminho do Elemento, passando por algumas das dificuldades descritas no livro.


Hoje, consigo falar que é um caminho possível (mas nada fácil). Por isso, recomendo que você também leia o livro, encontre o seu caminho e, mais importante, ajude no caminho da próxima geração.


Obs.: Se você se interessa pelo tema, deixe o curtir no post para que eu faça mais resumos a respeito e escreva mais nas minhas reflexões.


 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page