top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Por que você precisa começar o seu plano B agora?

Atualizado: 10 de jan. de 2022

Estamos cansados de ouvir que as mudanças tecnológicas estão acontecendo cada vez mais rápidas, que o mercado de trabalho vai mudar radicalmente daqui a 10 anos. Que a Inteligência Artificial e a automação irão substituir várias profissões de hoje.

Mas muitas pessoas continuam otimistas que isso não acontecerá com elas, continuam achando que apostar todas as fichas em uma única fonte de renda é uma boa estratégia. Que o plano A (estar empregado até se aposentar) é o suficiente.


Ou que conseguirão criar um plano B quando se aposentarem ou pior, quando o plano A falhar, após serem demitidas e não conseguirem se realocar no mercado de trabalho.


Não estou falando que é uma estratégia errada, ou que não pode dar certo. Muitas pessoas conseguem concluí-la com sucesso. Mas ela está se tornando cada vez mais frágil.


No brilhante livro “Antifrágil”, Nassim Taleb comenta que esse avanços tecnológicos e a globalização está tornando o mundo mais suscetível aos impactos de “Cisnes Negros”, eventos imprevisíveis de alto impacto.


O que torna o plano A muito mais arriscado.


Uma grande empresa pode comprar a sua empresa e demitir metade dos funcionários, um pandemia pode levar a sua empresa à falência, um conflito militar na Ásia pode impactar a cadeia de suprimentos da sua empresa e levar a cortes de pessoas para conseguir margem.


Para sobreviver, precisamos aprender a ser “Antifrágil”.


Ser antifrágil não é ser robusto e resistente ao impacto. É mais do que isso, é se fortalecer com o impacto, é ficar mais forte com o caos e com a incerteza.


E é aí que entra o Plano Mestre.


A estratégia não é depender do acaso para ter sucesso, mas usar o acaso a nosso favor.


E a melhor forma de fazer isso é diversificar as suas fontes de renda. Aumentar a sua renda passiva.


Se por um lado a internet "disruptou" várias indústrias, por outro, ela quebrou várias barreiras para as pessoas gerarem renda.


Pense em quantas pessoas estão ganhando dinheiro com vídeos de TikTok, YouTube e outras mídias sociais, com NFT e agora com metaverso.


Pode parecer bobo para você uma menina ganhar dinheiro com dancinhas no TikTok, mas de forma planejada isso pode ser mais Antifrágil do que ter somente um emprego fixo. (Planejado porque se a dancinha for a única fonte de renda é ainda mais frágil).


O ponto é que vivemos em um momento de transição, onde existem muito mais oportunidades de gerar renda passiva. Penso como seria difícil eu publicar um livro há 10 anos atrás e em 2019 consegui fazer tudo em 30 dias.


O momento para o plano mestre não podia ser melhor.


Porém, nem tudo são flores.


Se as barreiras de entrada são menores, a concorrência, logicamente, é maior. O fato de existirem mais oportunidades, não significa que é fácil. Pelo contrário, é muito difícil conseguir monetizar nesse novo mundo.


Por isso, agora tenho empatia com as dancinhas de TikTok que conseguem monetizar. Não faria igual, mas respeito quem consegue.


Então chegamos a grande pergunta: Por que você deve começar o plano B agora?


Porque tudo isso leva TEMPO!


Talvez leve anos. Mas se você não começar agora, você vai chegar lá na frente e não saberá como fazer.


O mundo está mudando e aprender a navegar nele exige prática. Novas habilidades já são necessárias. Aprender linguagem de programação, SEO, marketing digital, psicologia comportamental, entre milhares de coisas novas.. Tudo isso leva tempo.


Os primeiros anos são difíceis porque você não tem receita, está aprendendo. O ideal é começar como algo paralelo. Um side job. Algo que tem o objetivo único de aprender.


Trabalhe de graça para alguém, crie algo do zero, faça cursos, mas comece.


Dê start no plano B. Pare de ficar pensando muito. Se você ainda não começou, provavelmente já está atrasado.


Mas sei também que é um passo difícil simplesmente porque não fomos preparados para isso. Nem na escola, nem na faculdade.


Por isso quero ajudar com conhecimento que contribuiu para que eu construísse o meu plano mestre.


De cara, quatro livros que você precisa ler se está nessa jornada:


  • Trabalhe 4 horas por semana (Tim Ferris)

  • Antifragil (Nassim N. Taleb)

  • The Almanack Of Naval Ravikant (Eric Jorgenson)

  • A Cauda Longa (Chris Anderson)


Estou fazendo os resumos dos 4 livros e futuramente divulgarei aqui para facilitar, mas já recomendo que tenha esses livros em mão.


Comece! Leia o que puder. Aprenda.


O plano B não pode esperar.


 

Livros para os questionadores


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page