top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Sono – seu pior pesadelo

Atualizado: 29 de jun. de 2020

Mais uma dica muito poderosa para melhorar a sua concentração: uma boa noite de sono!


Se você acorda com aquela sensação de ter dormido apenas alguns minutos, se você perde o horário do despertador, desliga o snoozer várias vezes. Acredite, você não está dormindo direito, independente de ter dormido 8h ou 12h.



A melhora no sono não é importante apenas para concentração. Evita praticamente todos os grandes problemas da nossa sociedade: depressão, obesidade e stress!


Há alguns anos venho trabalhando para melhorar o meu sono e a diferença entre uma boa noite e uma ruim é absurda. Chego a acordar antes do despertador às 5h da manhã, disposto a levantar para fazer as minhas coisas. Parece loucura, porque nessa vida corrida é uma exceção conseguir dormir bem.


Mas como melhoro o meu sono?


Melhorar o sono não é uma ciência exata, porque envolve muitas variáveis, incluindo o organismo mais complexo do mundo: seu cérebro! Por isso muitas dicas podem ou não funcionar contigo. Eu aconselho testar por alguns dias e escolher aquelas que melhor encaixam no seu dia.


5 dicas básicas que irão ajudar nessa jornada:

  1. Comece a monitorar o seu sono: Hoje existem vários relógios para monitorar o seu sono. Eu uso o Garmin Forerunner 35 (https://amzn.to/2WvIRDy). Como eles, você saberá o volume de sono profundo durante a noite, que é o momento onde seu corpo se recupera fisicamente do cansaço do dia, essencial para você acordar relaxado e recarregado. No meu caso, quando durmo entre 2h30 e 3h de sono profundo, acordo disposto, mas pela pesquisa com outros usuários, esse número pode variar.

  2. Crie uma rotina: Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, incluindo o final de semana. O corpo aprende a se ajustar para o horário. Se cada dia você escolhe uma hora diferente, o corpo se perde para começar a liberar o hormônio do sono, prejudicando o ciclo ideal.

  3. Evite a luz azul: Com a evolução da luz elétrica, conseguimos estender o tempo que ficamos acordado, porém o nosso corpo começou a ficar confuso com relação ao horário de dormir e a luz azul (leds, tela de celular e computadores) são as que confundem mais o cérebro. Por isso, cubra todos os LEDs do quarto. O celular é algo mais complicado de evitar, então utilize a funcionalidade "filtro de luz azul" para minimizar a exposição.

  4. Tome sol: A vitamina D é essencial para produção de melatonina, hormônio do sono. Atualmente ficamos infurnados dentro dos prédios no trabalho ou em casa e esquecemos que o corpo precisa da luz solar para produção de melatonina (protetor solar e vidros bloqueiam a absorção de vitamina D). Então fiquei uns 20 min minutos do dia ao sol. Eu uso a minha caminhada para o trabalho para ler e tomar sol (eficiência meu amigo).

  5. Fique atento à alimentação: Principalmente de noite, evite comidas salgadas, apimentadas e açucares em geral (incluindo frutas). Por experiência, isso tem impacto alto na qualidade do sono. É comer mal e acordar meio grogue. Faça alguns testes e veja como o seu corpor reage.

Além dessas dicas, existem muitas outras que você pode aplicar, desde coisas mais simples como colocar uma planta que libera oxigênio de noite no seu quarto até "hacks" mais tecnológicos como um colchão térmico que abaixa a temperatura do corpo em uma faixa ideal para o sono. Mais dicas nas recomendações de livros abaixo.


Melhorar o sono é talvez um dos assuntos mais subvalorizados na nossa sociedade. Deveria ser uma matéria no colégio de tão importante. Se eu soubesse dos benefícios de uma noite bem dormida, principalmente, para memorização e concentração, com certeza teria dado mais atenção na época de vestibular e provas da faculdade.


Mas como vocês podem perceber, todas as dicas que eu falei exigem disciplina para criar uma rotina diária (sem folgas) de bons hábitos. Já que estamos criando o hábito de ler, porque não melhorar a nossa rotina como um todo?

Melhore seu foco e boa noite... ou vice-versa!

Se você curtiu, compartilhe conhecimento.

 

Recomendações de livros sobre o assunto:


Por que nós dormimos: A nova ciência do sono e do sonho (Matthew Walker):


Sleep Smarter: 21 Essential Strategies to Sleep Your Way to A Better Body, Better Health, and Bigger Success (English Edition) (Shawn Stevenson)

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page