top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“30 Lessons for living (em português)” Karl Pillemer

Se no final da sua vida, você pudesse dar um conselho para o seu eu-passado, qual o conselho que você daria?

30 lessons for living em português

Karl Pillemer entrevistou mais de mil pessoas com mais de 65 anos nos Estado Unidos para descobrir quais são as lições mais importantes que eles gostariam de transmitir. Lições sobre 6 grandes temas da vida: Casamento, Criação de filhos, Carreira, Envelhecimento, Arrependimentos e Felicidade.


O autor procurou pegar aquelas lições não tão óbvias e simples, mas que conseguisse passar a maioria dos ensinamentos em 5 lições para cada tema.


Um livro bem interessante de ler, pois traz várias reflexões que, infelizmente, a maioria de nós irá ter apenas quando for tarde demais. Por que então não pensar nelas agora?


Veja o resumo visual do livro 30 lessons for living (em português):

30 lessons for living em PDF

 

Os 5 principais Insights do livro:


1. A Felicidade é uma escolha


Os experts ensinam que não vale a pena atrelar a sua felicidade a alguma coisa, o que eles chamam de felicidade “Somente se…”, pessoas que serão felizes somente se forem mais ricas, somente se forem mais magras, somente se mudarem de emprego. Em vez disso, tenha uma atitude “Feliz apesar de”. Você pode escolher ser mais feliz “apesar” dos problemas que esteja passando. Eles argumentam que é uma tremenda besteira esperar por um evento externo para ter fazer feliz.


“Você não é responsável por todas as coisas que acontecem com você, mas tem total controle de sua atitude e de suas reações a elas.”

A felicidade é uma escolha e não uma condição.


2. O que importa é o tempo com os filhos


O que mais importante num bom relacionamento com o seu filho é o total de tempo que você passa junto deles. Muito mais importante você estar presente no dia a dia, nas atividades banais do que em “momentos especiais”, como aquela viagem toda planejada para o exterior. Eles não se lembrarão dos presentes e viagens, mas se lembrarão de quando vocês estavam juntos no campeonato da escola, aprendendo a andar de bicicleta e fazendo a lição de casa.


E você tem apenas alguns anos para fazer isso, priorize esse tempo (em vez de priorizar o trabalho) e aproveite. Faça atividades que eles queiram fazer, mesmo que você não queira, pois no futuro, esse esforço valerá a pena.


3. Procure um emprego pela recompensa intrínseca


Segundo os especialistas, se você estiver em dúvida entre um emprego que você ganha bem mas não gosta do trabalho e um emprego onde você ganhe menos, mas sente tesão, a escolha sem a menor sombra de dúvida deve ser por ganhar menos.


E não deixe de procurar esse trabalho que te faça feliz, independente da sua idade. Você pode achar que não tem mais idade para mudar de emprego e dar um downgrade na qualidade de vida, mas no final da vida, você irá se arrepender de não ter tomado essa atitude.


4. Aja agora como se fosse precisar do seu corpo por 100 anos


Tome decisões hoje que não irão prejudicar sua saúde no futuro. Muitas pessoas têm o pensamento de que não precisam viver até os 100 anos e usam isso como justificativa para ter uma vida não saudável. Porém, o problema é que essas pessoas não morrerão antes, elas terão doenças crônicas antes de morrer.


Fumar quando jovem não irá te matar com 70 anos, irá fazer você sofrer a partir dos 70 até os 90 anos.


Por isso, tome decisões sábias hoje.


5. Não vá dormir sem falar


Tenha compromisso com o casamento em si. Às vezes, pode parecer mais fácil ignorar a briga ou o confronto. Será menos dor de cabeça para você. Mas para manter um casamento por longos anos, você precisa aprender a brigar e não deixar mágoas se acumularem. Fale sempre um com o outro e não dormir sem falar sobre o problema, nem que seja para combinar de conversar no outro dia.


 

A vida é muito curta e aprender com os erros e acertos de quem já passou por praticamente todos os tipos de situações pode nos ajudar a não bater cabeça à toa e evitar muitos arrependimentos no final dessa caminhada.


Leia o livro "30 lessons for living", reflita sobre as principais lições e sempre que possível, converse com pessoas mais velhas, não só escutando as histórias de vidas, mas fazendo perguntas profundas sobre as lições de vida que elas gostariam de transmitir ou que elas gostariam que alguém lhes tivesse ensinado.

 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)



796 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page