top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Aprenda a ouvir

Se você quiser "ler" mais livros nessa vida louca do dia a dia, você precisa começar a ouvi-los. Audiolivros são ótimas opções para otimizar seu tempo, mas precisam ser utilizados de forma certa, caso contrário você vai perder tempo ouvindo um monte de ruídos sem sentido.


Como consigo ouvir livros?


Ouvir um audiolivro requer muito mais concentração do que ler um livro, pelo simples fato de que você não consegue parar e voltar a leitura toda vez que seu pensamento vai para outro lugar. Por esse motivo, algumas experiências com o áudio são ruins, pois o contexto influencia muito no seu foco.


No livro “Rápido e devagar” (Daniel Kahneman – recomendo muito: https://amzn.to/2VIXgfw), ele descreve um experimento onde os participantes deveriam decorar uma quantidade de números e falar para uma pessoa no final do corredor. Isso era o que os participantes pensavam. O verdadeiro experimento era que no meio do caminho havia uma mesa onde eles poderiam comer bolo de chocolate ou salada de frutas. O resultado: com mais de 7 números para decorar, o índice de pessoas que comiam bolo de chocolate era muito mais alto do que as pessoas que precisavam decorar 2 ou 3 números. A conclusão é que o cérebro não consegue tomar decisões assertivas quando está sendo utilizado para atividades complexas.


Tudo isso para falar que, comprovadamente, você não é multitask. Então não tente ouvir um livro enquanto faz uma atividade complexa, como por exemplo:


· Dirigindo um carro - apesar de parecer ideia, visto que perdemos muito tempo no trânsito, dirigir exige muita atenção e tomadas de decisões no percurso. Além de dificultar a concentração pode ser perigoso.

· Na briga do transporte público – Sair e entrar no vagão do metrô ou se desviar das pessoas nas estações exige muita concentração para não se estressar. Nessa parte do trajeto, evite escutar o livro, deixe para o momento que estiver sentado e tranquilo.


Por outro lado, situações que são automáticas e que não exigem muito esforço mental são as ideais para ouvir:


· Caminhando em um circuito previsível – uma pista de corrida é talvez o melhor lugar para você ouvir um livro, pois você não precisa se preocupar com nada, basta seguir em frente. De bônus é algo saudável. (falaremos de saúde e sono para a concentração em outro post).

· Sentado sem muitas distrações – um parque ou clube, tomando um sol é outra ótima opção unindo o útil ao agradável (prefiro até ouvir do que ler nessa situação). No taxi, no Uber ou no fretado também é bem produtivo.

· Lavando louça – além de otimizar o tempo faz bem para a relacionamento(rs). Por incrível que pareça é um bom momento para ouvir o seu livro. Geralmente não exige muito esforço mental, garante que você fique alguns minutos concentrado no livro e deixa a atividade bem menos chata.


Bom, esses foram algumas mudanças que fiz para conseguir escutar um audiolivro e espero que ajudem você. Faça um teste caminhando e verá a diferença na concentração. A partir daí encontrará lugares ideais para você. Eu também ouço no caminho do trabalho, mas deixarei para detalhar melhor em outro post.


Que aplicativos você usa para ouvir livros?


Algumas opções para você ouvir livros:


· App Reverb – atualmente é o que estou utilizando. Ele acessa a minha conta do kindle e consegue ler alguns livros (só em inglês). Como ele usa a fluência da Alexa (Inteligência artificial da Amazon), acho muito bom.

· Text-to-speech do próprio aparelho - É possível habilitar nas configurações de acessibilidade. Eu, particularmente, tive dificuldades com as funcionalidades no Android e parei de usar. No iPhone dizem que funciona bem (mas não testei).

· Audiobooks – Já existem vários livros na versão áudio, mas nunca utilizei porque gosto de voltar no kindle para ler alguns trechos que achei interessante após ter ouvido.


Caso conheça alguma outra forma ou dica para ouvir os livros, compartilhe conosco nos comentários.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page