Será que é loucura pedir um aumento bem nesse momento de crise que estamos passando? Algumas empresas demitindo pessoal, cortando horas de trabalho, quem seria maluco de negociar um aumento de salário?
Mas esse pode ser o melhor momento para fazer isso. Calma! Que talvez não seja como você está pensando.
Primeiro, é bom esclarecer alguns pontos.
Muitas pessoas acham que merecem um aumento porque estão desempenhando o seu trabalho muito bem, mas preciso dizer que a vida não funciona assim. Como dizia minha mãe quando eu aparecia com uma nota 10 na prova, você não fez mais que a obrigação. (acho que pais orientais tem essa tendência rs).
Ou pior ainda, algumas pessoas acham que merecem um aumento porque estão há muito tempo sem ganhar. É como se merecessem ganhar uma corrida porque já assistiram as pessoas correrem várias vezes.
O que eu vou falar não se aplica para esse tipo de atitude.
Outro ponto importante é a mentalidade que você precisa ter sobre carreira. O seu foco deve ser agregar valor para o seu chefe direto, deve ser facilitar a vida dele. Pense que o seu cliente é o seu chefe e o seu plano estratégico deve ser focado nele. Não é facilitar a sua vida, não é a vida do CEO, é facilitar a vida do seu gestor.
Dito isso, a abordagem de Ramit Sethi no livro “I will teach you to be rich” (link para o post do livro) é muito interessante e pode ser um grande momento para aplicar.
Pedir um aumento não é chamar o seu chefe e pedir mais dinheiro ou pedir justiça pelos serviços prestados. Pedir aumento é um processo.
Primeiro analise como você pode gerar valor para o seu chefe, pense nos gaps dele, como ajudá-lo a estruturar as coisas, onde poderia alavancar algum indicador da área, ou melhorar a exposição dele.
Depois o chame para uma conversa. Não fale nada sobre salário. Fale que você quer elaborar um plano em conjunto para se desenvolver e facilitar a vida dele. Que chefe não gostaria de ter a vida facilitada? Mas muito provável que ele não tenha em mente o que fazer, senão já teria pedido. Então, você mostra as suas ideias. Não tem porque ele negar a sua ajuda.
Aí vem a parte de entregar o que prometeu, agregar valor. Mas com um elemento importante, que poucos fazem, o marketing estruturado. Como disse Erik Barker, no livro “Barking up the wrong tree”: “Trabalho duro não irá pagar se o seu chefe não sabe quem recompensar. Você espera que um bom produto seja vendido com zero marketing?”.
Crie um processo e se comprometa a mandar um email toda sexta ou quinzenal com um resumo objetivo da evolução do seu plano, o que foi feito, o que precisa ser feito, que decisões foram tomadas, até o momento que seu chefe tenha confiança no seu resumo para saber o que está acontecendo. Todo chefe quer saber o que está acontecendo com a sua equipe, o problema é que assim como você ele também tem os próprios problemas a serem resolvidos.
Se você fez tudo direito e principalmente entregou um trabalho excelente (não fez mais que a sua obrigação rs), são grandes as chances que nem precise fazer a temida reunião para pedir um aumento, se a oportunidade aparecer, seu chefe tem motivos para te recompensar.
Mas se precisar marque uma reunião alguns meses depois com todos os relatórios em mãos, mostrando como melhorou os indicadores certos. Não é certeza do aumento, mas você vai dar subsidio para o seu chefe contar uma história para convencer quem precisa sobre o seu mérito.
Quem você acha que vai ter mais chance de ganhar a medalha dessa corrida?
Por isso, aproveite a crise para pensar em como melhorar a vida do seu chefe, comece o seu plano estratégico agora e principalmente AGREGUE VALOR! O aumento será apenas uma consequência.
Comments