top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

[Book Club] Maio 2021: Ideias que colam, Ultralearning e A psicologia financeira

Esse mês foram 3 livros sobre assuntos diferentes, mas que explodiram a minha cabeça. O primeiro sobre porque algumas ideias colam e outras não. O segundo sobre aprender a aprender, como algumas pessoas dominam essa arte e o terceiro sobre finanças, talvez um dos melhores livros sobre o assunto da atualidade. Leia todos!


Boook Club LerMaisLivros Maio 2021
 

Ideias que colam (Chip Heath e Dan Heath)


Os irmãos Heath trabalhando em ramos diferentes, um professor de Stanford e outro consultor e empreendedor se uniram para escrever esse livro com uma pergunta que sempre intrigou os dois: Por que algumas ideias pegam e outras não?


Por que algumas propagandas grudam na nossa mente? Por que algumas histórias, mesmo sendo fake news, se propagam?


Se você gostou de “O ponto da virada”de Malcolm Gladwell, você precisa ler também esse livro. De forma complementar, os irmãos Heath contam várias histórias para mostrar como a estrutura da ideia importa muito.


Com 6 princípios que devemos ficar atentos quando criamos algum tipo de mensagem. Princípios que formam a palavra SUCESSO: Simplicidade, SUrpresa, Concretude, CrEdibilidade, SentimentoS e RelatOs.


Mostrando com exemplos como mudando esses princípios as mensagens podem ganhar muito mais força para ficarem gravadas na memória do seu público.


Sucesso total!


 

Ultralearning (Scott Young)


Scott é um cara movido a desafios. Conseguiu se formar no curso de ciência da computação em apenas 1 ano na pouco conhecida MIT, estudando sozinho sem frequentar nenhuma aula. Depois, passou 1 ano viajando por 4 países diferentes: Espanha, Brasil, China e Coréia e aprendeu as 4 línguas do zero, apenas se esforçando e conversando com os nativos do país.


Com tudo isso, Scott resolveu quebrar o código por trás de pessoas que assim como ele aprendem muito rápido, os “ultralearners”.


Se você, assim como eu, tem curiosidade em descobrir como acelerar o seu aprendizado e gosta de um desafio, esse livro é um prato cheio. Com vários exemplos, o autor mostra 9 princípios comuns entre essas pessoas: Meta-aprendizagem, Foco, Objetividade, Treino, Testes, Feedback, Retenção, Intuição e Experimentação.


Aprender a aprender é a grande chave para você se reinventar e continuar evoluindo. Como disse Jim Kwik "Se conhecimento é poder, aprender é o seu superpoder".


 

A Psicologia Financeira (Morgan Housel)


Um livro lançado no ano passado (em português, neste ano) traz vários conceitos fundamentais sobre finanças. Para quem está começando a investir é um livro fundamental. Talvez um dos melhores sobre o tema.


Morgan Housel tem um filosofia de investimentos muito semelhante com a minha (por isso gostei tanto do livro rs), baseada em ensinamentos de mago de Omaha, Warren Buffett e seu fiel escudeiro Charles Munger.



O autor passa de forma muito objetiva e prática os objetivos de ter um controle financeiro:

Ter mais liberdade (e não mais bens materiais),

Procurar a estratégia que funciona para você (que pode não funcionar para outra pessoa),

Estar sempre preparado para o imprevisto (sim, Taleb precisa estar nessa),

Não procurar sempre a maior rentabilidade (risco sempre anda de mãos dadas com retorno).


Entre diversos outros temas.


Com capítulos curtos e sempre com histórias para exemplificar o ponto, a leitura é fácil e prazerosa.


O livro é tão bom que muito provavelmente irei fazer um resumo visual. Aguarde.


E mais importante, leia!


 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e não se esqueça de comentar quais foram os livros que você leu no mês.

20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page