top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Ideias que Colam” Chip Heath e Dan Heath

Atualizado: 25 de abr. de 2023

Por que algumas ideias ficam nas nossas cabeças e outras não? Por que conseguimos contar lendas urbanas como da gangue de roubo de rins mas não conseguimos contar o livro que acabamos de ler? Afinal, por que algumas ideias colam?

Ideias que colam Chip Dan Heath

Os irmão Heath, Dan e Chip, estudaram diversas ideias e encontraram 6 princípios que fazem uma boa ideia colar (às vezes uma ideia nem tão boa assim).


Para facilitar a memorização dos princípios eles colocaram no acrônimo S.U.C.C.E.S. que remete à sucesso em inglês (success). Com a tradução não é possível encaixar com as letras iniciais por isso coloquei em inglês no resumo.


Para entender melhor cada princípio, fiz um resumo visual para você:

Resumo Ideias que Colam PDF


 

5 pontos interessantes do livro:


1. Simplicidade gera ação


Nos negócios é normal termos uma missão bem “corporativa” e genérica, uma frase longa que não deixa claro o que precisa ser feito. Ser simples nessa hora pode melhorar muito a produtividade do time.


O melhor case é da empresa aérea Southwest, onde a missão é “A companhia aérea com as tarifas MAIS BARATAS”. Qualquer dúvida sobre priorização de projetos ou ideias de inovação seguem essa missão. Não existe dúvida, diferente de “agregar valor ao cliente”.


Seja simples e direto. Mas é difícil ser simples e compacto porque é preciso priorizar o que você deseja.


2. Qual é o Lead?


Em uma aula de jornalismo, o professor fala de um evento que irá acontecer na universidade e pede para os estudantes criarem a chamada de marketing.


No final, todos tentam reescrever de uma forma mais bonita o que foi passado e não entendem o verdadeiro lead: “Não haverá aula na próxima semana.” É isso que o público quer ouvir, mas isso não está escrito em nenhum lugar.


“Jornalismo não é mera regurgitação de fatos, mas sim a descoberta do ponto principal.”

Isso não se aplica apenas ao jornalismo. Basta você ver as apresentações em PPT das empresas. As pessoas gostam de colocar tudo que fizeram, todos os detalhes, o que torna os slides poluídos e não passa nenhuma mensagem importante. Qual é o lead?


3. Torne a sua ideia concreta


Faça um teste com você ou com alguém. Peça para citar o máximo de coisas brancas que vem à mente em 15 segundos. Depois, peça para citar o máximo de coisas brancas que podem estar numa geladeira em 15 segundos.


O segundo teste irá gerar muito mais ideias, o que matematicamente não faz o menor sentido, pois coisas brancas dentro da geladeira é um universo menor do que coisas brancas em geral.


Mas nossa mente funciona melhor quando está ancorada em algo concreto. Se a ideia que irá transmitir estiver ligada a uma coisa física, as pessoas irão memorizá-la com mais facilidade.


4. Estatística para que te quero


Uma forma de dar credibilidade à sua ideia é acrescentar estatística. Principalmente para apresentar suas ideias dentro da empresa.


Mas a estatística por si só não gera valor, o que gera valor é o relacionamento e o contexto que a estatística mostra.


É difícil lembrar o percentual de algo, mas se compararmos com o número de jogadores impactados num time de futebol ,por exemplo, a estatística fica tangível. O impacto de 30% é algo como jogar com 3 jogadores expulsos e 1 machucado. Difícil.


5. O grande vilão


A Maldição do Conhecimento é o grande inimigo para criar ideias que colam. Temos a tendência de achar que as pessoas possuem o mesmo nível de conhecimento e as mesmas experiências que nós. Isso atrapalha pensarmos nos 6 princípios de forma clara.


Acabamos omitindo informações importantes e deixando de colocar ingredientes importantes para colar nossas ideias na cabeça do público. Temos a dificuldade de se lembrar da sensação de desconhecer algo. Evite essa armadilha.


Com esses 5 insights você já pode repensar em como vende suas ideias, seja no trabalho apresentando o seu projeto, seja vendendo um produto ou um serviço ou mesmo ensinando ao para os seus filhos. Faça colar!


 


Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


738 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page