top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Jejum intermitente – libere a sua energia

Quer melhorar o nível de energia e disposição do seu dia? Melhorar a concentração e até a criatividade? O segredo está em entender melhor a nossa fábrica de energia: a mitocôndria.



Provavelmente você nem se lembre mais sobre os assuntos de biologia que algum dia teve que estudar, mas para relembrar, a grande responsável pela produção de energia corporal é a famosa mitocôndria, é nela que acontece o ciclo de Krebs e gera as moléculas de ATPs. Recordou? Não vou entrar nesses detalhes, mas é interessante para saber o lado prático de toda aquela teoria.


A parte que nos interessa é que a produção de energia acontece com a quebra de açucares (glicose), aminoácidos e gordura. E através da evolução humana o corpo criou um mecanismo de sobrevivência bastante interessante, que é a reserva de gordura (sabe aquele pneuzinho? É puro resultado da evolução!). Com essa reserva, os seres vivos conseguiam ficar alguns dias sem alimento, sobrevivendo de energia através da queima da gordura. Por isso, a parte mais difícil de você perder através de exercício físico é a gordurinha (maldita evolução).


Por ser a última reserva, a evolução fez com que a energia produzida também fosse de melhor “qualidade”, pois dependia dessa fonte para a sobrevivência, se não conseguir pegar a caça, morreria de fome. Ou seja, a gordura é uma fonte de energia mais eficiente, como se fosse uma gasolina aditivada.


Toda essa aula de evolução das espécies para dizer que existe um jeito para conseguirmos trabalhar com essa gasolina eficiente, através do jejum intermitente. Ficar cerca de 15 horas sem comer faz com que o seu corpo entre em estado de Cetose, onde a energia vem basicamente da quebra da gordura.


Mas como fazer isso? Vou morrer de fome


Basicamente janto por volta dar 20h-21h e fico sem comer até a hora do almoço. De manhã, tomo apenas o bulletproof coffee, que é café batido com manteiga ghee e óleo de coco (pura gordura), isso não interrompe o ciclo e abastece o corpo de gordura para a quebra. Importante saber que se você tomar o café e comer algo, você quebrou o ciclo e a gordura vai direto para reserva, algo que ninguém quer.


Funcionou comigo porque não comia muito no café da manhã, praticamente tomava só café, então não deu muita diferença. Se você gosta de um bom café terá muita dificuldade. Vi também pessoas que não se acostumaram com o café, porque fica bem gorduroso (precisa ser batido em algum mixer, senão fica intomável). Você terá que testar, sugiro 2 semanas que é o tempo para se acostumar e começar a sentir os efeitos.


Mas isso funciona mesmo?


Nos últimos 2 meses, parei de fazer porque estou em dieta para ganhar peso (massa branca) e senti uma diferença absurda na concentração, fico muito mais distraído com o barulho externo e tenho dificuldade de memorização. O último audiolivro, tive que voltar ele inteiro no kindle para lembrar dos principais pontos.


Para você saber se funciona mesmo só tem um jeito, experimentando. Só quando você entra nesse estado conscientemente e entende os benefícios, você perceberá que concentração e até criatividade tem um peso biológico muito forte, bem maior do que eu e você imaginávamos.


Além dos benecíficios mencionados, também senti uma melhora no sono (leia post de sono: https://www.lermaislivros.com/post/sono-seu-pior-pesadelo) e perdi peso também (6kgs em 1 ano).


Lembre-se de se informar muito bem antes de começar a seguir essa dica e converse com seu médico sobre o assunto, principalmente, se já usa algum tipo de medicamento.


Turbine suas mitocôndrias e aumente sua concentração
 

Recomendações de livros sobre o assunto:

Head Strong (Dave Asprey): https://amzn.to/2PZy1QG

Sobre o bulletproof coffee e mitocrôndrias


Ferramentas de Titãs (Tim Ferriss): https://amzn.to/2WFwBQZ


Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page