Uma das formas mais eficientes de perder sua energia é dirigir no trânsito (principalmente em São Paulo). A minha estratégia para evitar tudo isso? Tentar ser mais estóico.
Quem me conhece sabe que eu odeio dirigir e um dos principais motivos é a mudança psicológica que acontece quando eu preciso enfrentar o trânsito. Me lembra muito aquele episódio clássico do Pateta dirigindo, onde ele se transforma em um demônio no carro rs. Essa sempre foi a minha sensação dirigindo por aqui.
Ultimamente, a minha rotina mudou bastante e voltei a pegar o trânsito de São Paulo quase todos os dias, mas a minha mentalidade mudou bastante.
Comecei a encarar essa adversidade com uma aula de reflexão sobre o Estoicismo, a escola filosófica fundada em Atenas (300 A.C.), que foi bastante difundida no império romano por Sêneca e depois Marco Aurélio, o imperador estóico.
“O impedimento para a ação avança a ação. O que existe no caminho se torna o caminho.” — Marco Aurélio
3 lições das minhas aulas de reflexão que você deveria incorporar no seu dia a dia:
1. Aprenda a esquecer do que acontece no trânsito.
Uma das coisas que mais tomavam o meu tempo e, consequentemente minha energia era ficar relembrando de coisas que aconteciam no trânsito, aquele cara folgado que me cortou fazendo o que não deveria, o motoqueiro que bateu no meu retrovisor, o maluco que não sai da esquerda e anda como uma tartaruga e me fez dar uma buzinada. Todas essas coisas ficavam na minha cabeça e cada vez que isso surgia, vinha também a mesma sensação.
Mas Sêneca disse:
“Como isso ajuda.. tornar os problemas mais pesados lamentando-os”
“Sofremos mais na imaginação do que na realidade.”
É impressionante como não percebemos a quantidade de energia que jogamos fora relembrando essas coisas inúteis.
2. Evite essas situações que você sabe que vai se estressar
"Felicidade e liberdade começam com uma compreensão clara de um princípio: Algumas coisas estão sob seu controle. E algumas coisas não estão." - Epictetus
Foque naquilo que você pode controlar, essa é uma das maiores lições do Estoicismo. Primeiro, você pode controlar o que você fica pensando, segundo você pode controlar suas ações.
Ou seja, se sabe que existe a chance de um folgado não pegar a fila que está longa e te cortar lá na frente, evite ficar do lado onde o folgado irá aparecer ou já bloqueie logo o caminho rs.
Mas esteja ciente que algumas coisas você não terá controle nenhum, é a vida. Não fique remoendo, siga em frente, amanhã é outro dia.
3. Aprenda a ser mais tolerante
Iremos todos morrer algum dia (Memento Mori), por isso seja mais tolerante.
É impressionante como gostamos de descontar a nossa raiva nos outros. Porque alguém quis tirar vantagem de você ou porque está muito tempo no trânsito, estressado, você não deixa o carro que está saindo do prédio entrar na sua frente. Mas o coitado não tem a menor culpa pelo seu mau humor.
Aprenda a ser tolerante. Dê passagem. Não buzine para um idoso tentando achar uma vaga a 10 km/h na sua frente. Deixe o carro que está com pressa passar.
“Seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo.” – Marcus Aurelius
É meio óbvio ter que dizer isso, mas sei que o trânsito pode te transformar em um pateta em fúria, por isso: Seja uma boa pessoa.
“Não perca mais tempo discutindo o que um bom homem deve ser. Seja um.” – Marcus Aurelius
Evite gastar sua energia de forma desnecessária. Se tem um lugar onde não vale gastá-la é nesse trânsito infernal.
Comments