top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Quer ter boas ideias? Caderno, caos e conversas com o passado

Umas das melhores coisas que eu comprei no sabático foi um caderno capa dura A4 da Typo. Por apenas 5 dólares australianos. Era um trambolho para ficar carregando nas viagens, mas foi essencial para o trabalho criativo.


Hoje em dia existem muitos programas para ajudar você a melhorar a produtividade, colocar notas, ajudar a ter ideias, mas nada substitui o bom e velho caderno.


Primeiro porque o ato de escrever (e não de digitar) te ajuda na memorização. Mas o principal ponto é que ideias não são lineares. Boas ideias não aparecem de um dia para o outro, elas vão se acumulando. É um processo iterativo incremental, por isso o computador não funciona (para esse fim).


No caderno, eu sento e escrevo o que estou pensando. Ideias malucas, objetivos, frases inspiradoras, observações de livros e perguntas sem respostas. E, de vez em quando, eu folheio tudo para lembrar o que eu tinha escrito.


E é aí que a mágica acontece. Como se eu estivesse tendo uma conversa com um eu passado.


Começo a desenvolver ideias que não estavam prontas para o momento, ou desatar alguns nós em pontos críticos. Volto em algum tema que queria escrever, mas não tinha material e conhecimento suficiente na época.

“O computador é muito bom para editar suas ideias,... mas não é muito bom para gerar ideias” Austin Kleon

Escreva a mão, rabisque, desenhe, mas não obedeça as linhas (compre um caderno sem linhas) e a formatação de um arquivo word.


Coloque textos grandes junto de textos pequenos, deixe espaço para novas ideias.


Crie o caos. Deixe lugar para a loucura.

Um caderno é o ambiente mais fértil para a criatividade.


Se quiser ter ideias novas, desligue o notebook, compre um caderno e comece a escrever.


Você precisa conversar com a sua própria mente em tempos diferentes da vida e a única forma é deixando registrado o que você pensa agora.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page