top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Não comece o seu plano B sem saber desses 9 assuntos

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Comecei falando sobre o objetivo do plano mestre com foco em renda passiva para entender onde queremos chegar. Mas o passo mais importante é sempre o primeiro, como sair da vida cansada? A primeira coisa que você precisa é focar na sua energia.



Sem energia, não adianta arrumar mais tempo. Será mais tempo improdutivo.


Sem energia, você não conseguirá aprender (e memorizar) o que precisa. Tentará estudar finanças e investimentos e ficará cansado. Em pouco tempo, estará desmotivado.


Sem energia, você não terá a motivação suficiente para continuar no plano B quando tudo não parece dar certo ou quando não estiver progredindo.


Resumindo, se o seu corpo e, principalmente, o seu cérebro não estiver operando em alto desempenho, esqueça o plano B.

 

Mas como melhorar a energia do corpo?


O segredo está lá no fundo da sua memória, escondido em algum lugar empoeirado. Das suas antigas aulas de Biologia. É preciso lembrar sobre o funcionamento das MITOCÔNDRIAS. Como produzimos energia através da respiração e o ciclo de Krebs.


Mas calma, sabendo que essas coisas possuem uma utilidade prática, elas ficam mais interessantes. (Por que será que na escola não nos ensinam a diferença de viver com e sem energia?)


O livro que abriu minha cabeça com relação ao assunto foi "Headstrong", de Dave Asprey (irei ler de novo e fazer o resumo). Se você quer ter Brainpower, o seu objetivo basicamente deve ser alimentar bem e proliferar as suas mitocôndrias.


Mas essa não é uma tarefa das mais simples, para isso você precisa entender e criar hábitos saudáveis relacionados à 9 assuntos:


1. Código Circadiano

O “quando” você come e faz as coisas importam muito. Se você come sem parar, seu corpo fica sobrecarregado e começa a produzir menos energia. Entender o código circadiano pode mudar drasticamente seus hábitos.


2. Jejum Intermitente

Muito ligado com o código circadiano. Com o jejum, o seu corpo começa a produzir energia da gordura, uma fonte mais potente de energia (além de te deixar em forma). Além disso, o corpo começa a fazer fagocitose, um processo de destruir células defeituosas (processo antifrágil).


3. Exposição ao sol

A luz do nascer do sol e do pôr do sol, funcionam como avisos para as mitocôndrias começarem ou pararem de trabalhar. É a forma de regular o sistema. Ficar alguns minutos exposto ao sol de manhã e de tarde ajuda o seu corpo, seu instinto e seu cérebro. Ajuda também na vitamina D, importante para o Brainpower.


4. Alimentação

O que você come serve de combustível para as mitocôndrias. Se você não come direito, não espere ter um nível de energia ótimo. É como usar gasolina batizada. Gordura boa, Ômega-3, berries e várias coisas que você deveria incorporar nas refeições diárias.


5. Microbioma

As bactérias do intestino também são importantes para ter um nível de energia alto. Estudos recentes mostram que elas são responsáveis pela liberação de hormônios, impactando diretamente o nosso humor.


6. Sono

Sono é talvez um dos assuntos que menos nos ensinam na escola. Na verdade, não lembro de ninguém falando sobre isso. Mas é de extrema importância. O sono é a hora que seu corpo pode recuperar os danos causados e onde a memorização ocorre. Se vai estudar novas coisas, melhore o sono.


7. Exercícios

Exercícios são fundamentais para o brainpower, pois através do movimento do corpo e a liberação de hormônios, o corpo produz uma substância chamada BDNF, que facilita as conexões cerebrais e possibilita a Neurogênese, a criação de novos neurônios.


8. Respiração

Oxigênio é um dos ingredientes necessários para as mitocôndrias produzirem energia. Mas não aprendemos a respirar direito. Além disso, com a evolução das comidas (mais moles), nossa mastigação tem piorado e, consequentemente, nossa respiração também. É necessário aprendermos a respirar.


9. Hábitos

Tudo isso precisa estar na sua rotina diária, precisam virar hábitos. Mas criar hábitos não é algo fácil. Por isso, leia a respeito. Com certeza, haverá outro post sobre hábitos. Enquanto isso, aprenda a criar esses bons hábitos.


Muita coisa para estudar. Muito tempo para se preparar para sair da vida cansada.


Mas você precisa começar. Escolha um tema, se aprofunde, tente colocar na sua rotina um hábito por vez. Aos poucos, no seu tempo.


Como disse, James Clear:

“Seja 1% melhor todos os dias. No final de um ano, você terá se tornado 37,78% melhor.”

Foque na sua energia. Sem energia, sem plano B.


Obs: Esse é um mapa geral para termos a ideia do todo. Ao longo do ano, irei aprofundando nos tópicos e liberando alguns resumos também. Vamos juntos nessa! 1% melhor todos os dias!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page