top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

É mais fácil voar controlando o peso do balão. Livre-se do pessimista.

O pessimista é aquela pessoa que não tem esperança ou confiança que coisas boas podem acontecer.

O pessimista não será um bom líder, pois liderança exige confiança no potencial alheio, exige acreditar que a sua equipe fará melhor do que você. Um chefe pessimista, pelo contrário, é bem comum.


O pessimista terá dificuldades em trabalhar em equipe. Pois será difícil acreditar que os outros irão fazer o melhor, assim como ele.


O pessimista dificilmente irá inovar. A inovação necessita de mudança e mudança é algo que apavora o pessimista. Porque a mudança nunca vem para o bem.


O pessimista terá dificuldades em ser criativo. A criatividade está correlacionada com a falha. Um movimento de encontrar novas soluções através de várias tentativas que podem dar errado, com a esperança de que uma delas dê certo. O pessimista não tem essa confiança.


O pessimista dificilmente terá iniciativa. Agir primeiro significa errar primeiro. A melhor estratégia é esperar alguém errar antes.


Mas se tem algo que o pessimista faz bem é influenciar os outros. O pessimismo se espalha como erva daninha, pois está cravado no nosso DNA.


“Por razões que nunca entendi, as pessoas gostam de ouvir que o mundo está indo ladeira abaixo” Deirdre McCloskey, historiador

Por isso, você só precisa de um pessimista na equipe para que no futuro tenha tantos outros.


Mas você pode argumentar: Os pessimistas são bons para manter os pés no chão. São realistas e não vivem nas nuvens.


Concordo, mas para isso você não precisa de um pessimista, você precisa de processos que tragam os otimistas para a realidade.


Crie mecanismos para blindar uma nova ideia, dê feedbacks sinceros, esteja aberto ao erro, abrace as mudanças. Mas não dependa do pessimista.


É muito mais fácil voar controlando o peso de um balão do que tentar fazer um peso voar pendurado em balões.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page