top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

"Customer Experience : What, How and Why Now" Don Peppers

Atualizado: 30 de out. de 2022

Experiência do Cliente não é mais uma vantagem competitiva, é uma necessidade competitiva. Se a sua empresa ainda não pensa com o foco no cliente, ela corre o sério risco de perder espaço para start-ups que ofereçam serviços mais humanos, empáticos e simplificados, veja o caso dos bancos digitais.

Customer Experience Don Peppers Livro

E quem melhor para falar isso do que Don Peppers, uma das maiores autoridades no mundo para falar sobre Experiência do Cliente.


O livro é feito para empresas que já possuem um programa de transformação da experiência, pois não mostra como estruturar um programa e sim algumas armadilhas e melhorias que você deve alcançar com o foco no cliente. (um livro muito bom para estruturar uma área de experiência é OutsideIn: https://amzn.to/2Ms5apR).


Para quem está no meio da transformação, o livro é um prato cheio para insights e reflexões. Separei 3 grandes mensagens para destacar:


1. Trate seu cliente de forma única


Não queira massificar o relacionamento, mandar um email padrão para cada tipo de problema ficou obsoleto. Construir um relacionamento com o cliente exige um tratamento individual. Saiba identificar e diferenciar seus clientes e atue de forma diferente com cada um. Para isso é indispensável o apoio de Big Data para analisar e servir de input para as decisões.


“Para ser competitivo, você precisa ir além de dados descritivos e transacionais, quanto mais profundo o contexto do cliente, mais forte será o seu relacionamento.”

2. Crie uma experiência sem atritos


Elimine todo e qualquer esforço extra do cliente, esse deve ser o seu objetivo inicial. Estudos mostram que lealdade do cliente não é muito relacionada com a satisfação do cliente, mas tem alta relação com a insatisfação. Então antes de encantar, elimine a insatisfação.

“The best CX is NO CX!”

(" A melhor Experiência do cliente é não ter a Experiência do Cliente")



3. Se você quer ter uma cultura focada no cliente, seja confiável.


Quando pedimos a opinião dos nossos amigos sobre produtos e empresas, queremos uma informação confiável sobre a experiência do cliente. Com o avanço da tecnologia a velocidade de interações aumentou e a confiança se torna cada vez mais importante, pois a capacidade tecnologica virou commodity.



Ser confiável significa proteger o cliente de erros de atenção, erros de julgamento, falta de conhecimento, e outros problemas de implicações pessoais. É priorizar o relacionamento ao ganho de curto prazo.


“Se a empresa quer a confiança dos clientes, então ela precisa descobrir como usar a tecnologia para entregar o seu lado mais humano”.

Além desses pontos, Don traz bastante cases para exemplificar seus pontos até cases pessoais dele e da família, que tornam a leitura menos pesada e teórica.


Também cita os 3 maiores problemas de uma transformação de CX (Customer Experience) nas empresas: Falta de capacidade (sistemas, tecnologia), Alinhamento estratégico (métricas, goals, incentivos) e Mindset . Que concordo plenamente e cito uma frase matadora de Peter Drucker:



“A cultura come a estratégia no café da manhã”

Uma mudança completa nos moldes empresariais focados em receita de curto prazo só acontece com a mudança cultural e de mindset de toda a empresa, por isso a dificuldade de implementar algo desse porte em grandes empresas. Mas como falamos no começo, não é mais uma questão de ter como vantagem competitiva ou não, é uma questão de sobrevivência.

 

Veja os principais pontos do livro no Resumo Visual e baixe a versão em PDF:

Customer Experience Don Peppers livro PDF

Resumo visual "Customer Experience: What, How and Why now" em português para download (PDF):

Lermaislvros I Resumo Visual Customer Experience
.pdf
Download PDF • 882KB

Para mais resumos:


 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos.




Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page