top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Livro - THINK STRAIGHT: Change Your Thoughts, Change Your Life (Darius Foroux)

Atualizado: 28 de jun. de 2019

Estamos a todo o momento com a cabeça cheia de pensamentos: contas para pagar, apresentação para fazer, que horas precisamos estar em determinado lugar, se o que você falou pode ter magoado alguém, se lembrou de apagar a luz da cozinha. Será que de alguma forma conseguimos ser mais eficientes?




Darius traz um guia prático para tornar o nosso pensamento mais efetivo, muito baseado nas ideias de William James (pragmatismo), que prega que as decisões devem ser baseadas em fatos (pesquisas, estatística, experimentos, testes) em vez de premissas, pois o ser humano não é nada racional.


“Você se torna aquilo que você pensa o dia inteiro” – Ralph Waldo Emerson

Achamos que somos bons tomadores de decisão, mas a verdade é que somos mais influenciados pela emoção, sentimentos, instinto e até pelo ambiente do que gostaríamos. Muitos estudos de economia comportamental já mostraram isso e você faz parte desse time, sinto lhe dizer.


Para conseguir o foco da ideias, o primeiro passo é ter plena consciência dos seus pensamentos. Parece algo fácil, mas não é. Exige treinamento. No livro, o autor até descarta a meditação e outras práticas, que na visão dele são desnecessárias para você conseguir se concentrar. Conforme o meu post (https://www.lermaislivros.com/post/concentra%C3%A7%C3%A3o-o-poder-da-medita%C3%A7%C3%A3o ), sou muito a favor da meditação para essa finalidade e para se conhecer melhor.


“Conquiste você em vez de conquistar o mundo” - René Descartes

Após ter consciência dos seus pensamentos, evite aqueles que você não tem controle, como por exemplo, ficar ansioso com o futuro, ou ficar remoendo o passado que não vai poder mudar. Isso é lixo na sua cabeça. Foque naquilo que gera valor, basicamente, em resolver problemas atuais, absorver novos conhecimentos e aproveitar o momento.


Faça esse exercício por 1 dia, elimine todos os pensamentos que não tiver controle e você verá que 99% dos pensamentos não geram valor. Toma mais essa porrada! A notícia positiva é que ficamos com muita margem para mudar o pensamento para coisas úteis.


“Pensar é o trabalho mais difícil que existe, essa é provavelmente a razão de poucas pessoas praticarem” – Henry Ford

Outra prática que adotei foi desenhar meus pensamentos. Se você for uma pessoa visual como eu, desenhe! Isso ajuda muito a absorver o conteúdo, simplificando as conexões.


E para finalizar, crie um sistema (hábitos) que ajudem a você tirar a parte do pensamento do processo, torne automático. Deixa para pensar apenas em como melhorar o processo, por exemplo, criar uma rotina de exercícios físicos. Com isso, você evita tomar decisões erradas, como ter que decidir se vai hoje para academia, se for algo que você tem que pensar, grandes chances de trocar por algo mais agradável. Elimine essa peça que adora tomar decisões erradas da jogada, seu pensamento!



 

Se você gostou do livro e pensa em comprar, não esqueça de comprar através do link do site (sem valor adicional no preço): https://amzn.to/2ISQ3C0


Obs.: Na data do post está R$1,99 o ebook (Imperdível)


Compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos. Toda segunda e quinta um novo post.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page