top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Mindset – A principal barreira

O maior desafio para uma pessoa tornar a leitura um hábito, assim como qualquer outro hábito, é o seu mindset. Podemos dar as melhores dicas e as melhores ferramentas, mas se a pessoa não tiver a mentalidade correta, o máximo que ela vai fazer é arrumar uma desculpa para não agir.



No livro MINDSET, Carol Dweck fala de dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. O primeiro é negativo, sempre focado nos problemas e sempre no papel de vítima. O segundo é focado em aprender com os erros, sabendo que pode evoluir sempre. A pessoa que acha que não consegue aprender lendo um livro, não vai ter a resiliência necessária para tornar a leitura um hábito.


Mas a boa notícia é que essa mentalidade é um estado, você pode mudá-la.

“Você pode pensar que pode ou que não pode, de qualquer forma estará certo”- Henry Ford

Então, basta mudar o seu pensamento. Claro, não será uma tarefa fácil, principalmente se você sempre teve o mindset fixo.


São vários os motivos para uma pessoa ter a mentalidade fixa, a educação dos pais (que muitas vezes induzem essa mentalidade com a boa intenção de educar), o ambiente e as situações que vivenciou, entre outros. Não é problema nenhum se você achar que tem esse mindset, o importante é ter a auto consciência que a sua mentalidade é assim e vontade para mudar se quiser se desenvolver. O primeiro grande passo é conseguir perceber quando está pensando de forma fixa. Inclusive todos nós temos nossos momentos onde ficamos resistentes e pessimistas. A dificuldade é conseguir parar e pensar: “Opa! Estou com uma mentalidade negativa”.


Depois, trabalhe para mudar os seus pensamentos. Seja mais grato com as coisas que tem e tenha sempre um pensamento positivo. A partir do momento que começa a focar em coisas boas, você irá reparar mais em coisas boas ao seu redor, o famoso efeito “carro novo”, toda vez que compra um carro, começa a vê-lo por todos os lugares. Será que todo mundo pensou a mesma coisa? Não! O seu foco mudou e a sua percepção de mundo mudou também.


Então, se você começa acreditando que não irá cumprir sua meta de livros ou que não é capaz de ler mais de 10 livros no ano, você já começou errado.

“Tentar não! Faça ou não faça! A tentativa não existe!”- mestre Yoda

Essa é a mentalidade!



 

Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.


Livros recomendados:

Mindset (Carol S. Dweck): https://amzn.to/2NkENTd

Desperte seu gigante interiror (Tony Robbins): https://amzn.to/320Js0d

Os segredos da mente milionária (T. HRav Eker): https://amzn.to/2NpXt4l

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page