top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Não aceite conselhos

Se você está começado a ler livros, a mensagem do livro é um dos fatores mais importantes para que você não desista no meio do caminho, por isso o melhor conselho é: não aceite conselhos! Não compre pela lista dos mais vendidos ou porque alguém falou que o livro é bom.



Como assim? Não é esse o propósito do blog? Indicação de livros?

Não! O propósito do blog é mostrar alguns caminhos e deixar você escolher o melhor livro para você!

"Eu só posso mostrar a porta, você é o único que pode atravessá-la" - Morpheus (Matrix)

Então como devo escolher um livro?

O ponto de virada para você começar a ler muito livros é quando você tem a impressão que o livro foi feito para você. Basicamente porque ele passa uma mensagem que tem tudo a ver com o seu momento de vida, seja um livro de auto desenvolvimento ou de ficção.


Por que você acha que Harry Potter fez tanto sucesso? De forma fantasiosa, descreveu a dificuldade de todo adolescente de se encontrar em um mundo de “tolos”. Que adolescente não se identificaria?


Por isso, a pergunta certa não é “Qual livro você me recomenda?”, mas sim “Estou passando por um momento assim, qual o melhor livro para esse momento?”. A lista de mais vendidos não irá te dar essa resposta. Inclusive, as classificações dos sites e livrarias não te ajudarão muito também (que droga de classificação é “auto ajuda”?).


Talvez devêssemos classificar pelo momento da vida, não seria muito fácil, mas ajudaria bastante.


Mas de forma prática, como saberei sobre o livro sem ter lido?


Vamos pensar como você escolhe um filme para ver no cinema. Um das primeiras coisas que você vê são TRAILERS! Isso mesmo, veja o trailer do livro que você quer ler.


Aquela descrição do livro geralmente é bem vaga por isso não recomendo ir por aí. Hoje em dia existe uma infinidade de vídeos no YouTube sobre livros. A minha dica é procure um vídeo que fale do livro, de preferência com o autor do livro em alguma entrevista ou palestra. Para livros de “auto ajuda” isso ajuda muito.


Mas não vai perder a graça receber spoiler?


A ideia é entender a mensagem principal do livro. O conteúdo é muito mais do que isso, pois você precisa entender a linha lógica para chegar na mensagem final. Então não se preocupe com o spoiler.


Outra vantagem é que sabendo o final, você tem ideia se o capítulo está enrolando ou tem algo para falar. Se você ver que não vai dar em nada, pule o capítulo, seu tempo é precioso.


Como assim, pule o capítulo? Você não lê o livro inteiro?


Geralmente leio o livro inteiro, mas com a dica anterior fiquei muito mais crítico com relação ao que o escritor está passando e acelero a leitura ou pulo mesmo. Se você ler o livro da Zappos, por exemplo, verá que o começo é o autor se gabando dos feitos como fundador da Zappos. Eu não estou interessado em contratar o cara, então abraço e próximo capítulo.


Outra dica é não ser linear na leitura. Atualmente, vários escritores já estão escrevendo capítulos de forma independente para você ir e vir da forma que achar melhor. O último livro que li “Customer Experience” foi assim, li alguns capítulos mais interessantes e depois voltei para os capítulos do meio.



Com isso, você pode ler aqueles mais promissores e se não atender sua expectativa, você nem perde o tempo nos outros capítulos.


Em resumo, ninguém melhor do que você mesmo para escolher um livro.

Em primeiro lugar, faça uma reflexão sobre o seu momento de vida (o que já pode ser um desafio). Depois, procure se informar sobre o livro, veja vídeos, entre no blog e veja os reviews. Procure um que fale diretamente com o seu momento.


Você vai descobrir que acertou quando terminar o livro e ficar alguns minutos em silêncio pensando no que acabou de ler. Daí para frente, a sua leitura se tornará um hábito.


Mas isso é apenas um conselho!



 

Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page