top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

As cartas de Warren Buffett

Atualizado: 4 de ago. de 2022

O livro “Os ensaios de Warren Buffett: Lições para investidores e administradores” é um compilado feito por Lawrence Cunningham das cartas da Berkshire Hathaway dos anos de 1983 até 1997. Por se tratar das próprias ideias e palavras de Buffett (e Munger), considero esse o seu melhor livro, é a sabedoria direto da fonte.

O melhor e mais raro livro de Warren Buffett

Para você ter acesso à informação, fiz um resumo com as principais ideias e insights do livro. Para deixar mais fluido, tomei a liberdade de mudar a ordem dos assuntos, com uma visão mais focada para o investidor.


No final do livro, disponibilizei o resumo em PDF para você baixar.

Resumo livro Warren Buffett

PROCURE BONS NEGÓCIOS


O ponto mais importante da filosofia da Berkshire é saber escolher bons negócios para comprar ou virar sócio. Buffett conta como eles aprenderam logo no início da Berkshire que alguns negócios não geram valor ao acionista quando eles estavam no ramo têxtil. Na tentativa de transformar as fábricas em algo rentável, acabaram queimando capital e tiveram que se desfazer do negócio anos depois.

“Um cavalo que pode contar até dez é um cavalo extraordinário, não um matemático extraordinário”

Da mesma forma, uma companhia têxtil pode ser uma companhia extraordinária, mas não um negócio extraordinário.

Por isso, identificar bons negócios é a tarefa primordial para quem quer alocar bem o capital, seja um investidor ou um administrador (que está preocupado com o acionista em vez do seu próprio bônus).


Segundo Buffett, para encontrar bons negócios você precisa estar atento a 3 principais pontos:

  1. Aspectos econômicos do negócio

  2. As pessoas encarregadas de dirigir o negócio

  3. O preço a se pagar pelo negócio

Falaremos melhor de cada um.

 

ASPECTOS ECONÔMICOS


Buffett e Munger gostam de modelos de negócios fáceis e simples de se entender, companhias que atuam em mercados previsíveis e duradouros.

“Por que procurar uma agulha em um palheiro quando outra está exposta em plena vista?”

Inclusive, ele cita “Um negócio que lide com tecnologia de rápida atualização não serve para avaliações confiáveis de aspectos econômicos”. (Nota: Como muitos de vocês sabem, em 2016, eles repensaram essa estratégia comprando ações da Apple, que atualmente é a maior posição da Berkshire)


Mas a lição é: FIQUE COM O FÁCIL, em vez de procurar aquele negócio mirabolante.


“Eu prefiro estar certo sobre um bom resultado do que esperançoso sobre um ótimo”
“Prosperamos mais evitando dragões do que os matando!”

DENTRO DO SEU CÍRCULO DE COMPETÊNCIAS


Para achar empresas fáceis, você deve analisar aquelas que estão dentro do seu círculo de competências. Se você não entende do setor que a empresa está inserida, fique longe ou estude mais.

“O investidor que quer construir o próprio portfólio precisa ter a capacidade para avaliar corretamente os negócios selecionados. Ele não tem que ser expert em todas as companhias ou mesmo em muitas delas. É necessário somente ter a capacidade de avaliar companhias dentro do seu círculo de competência.”
“O tamanho desse círculo não é muito importante, conhecer suas fronteiras, contudo, é VITAL.”

NÃO DIVERSIFIQUE


Operando dentro do círculo, com modelos de negócio simples, você não precisa diversificar.

“Todo investidor cometerá erros, nas restringindo-se a relativamente poucos casos, fáceis de ser entendidos, uma pessoa razoavelmente inteligente, informada e diligente pode julgar riscos de investimentos com um bom grau de exatidão.”
“Não consigo entender porque um investidor opta por colocar o dinheiro em um negócio que seja sua vigésima escolha em vez de simplesmente acrescentar esse dinheiro às suas primeiras opções - os negócios que ele entende melhor e que apresenta menos risco, juntamente com maior potencial de lucro.”

Mas, claro, algumas estratégias, segundo Buffett, exigem diversificação. Quando existir riscos significativos em uma transação individual que deve ser dissolvidos. Quanto maior a sua falta de conhecimento sobre o assunto, mais diversificado você deve estar.


“Paradoxalmente,quando o “dinheiro estúpido” reconhece sua limitação, ele deixa de ser estúpido.”
 

ADMINISTRADORES COMPETENTES E HONESTOS


Outro ponto de extrema importância é conhecer quem está dirigindo o negócio. Pesquise sobre a liderança e preste atenção nas tomadas de decisões.


Geralmente, os bons administradores são aqueles que pensam como proprietários e acham cativante todos os aspectos do negócio. (Nota: Essa é uma vantagem de ter os fundadores comandando os negócios)


“Nunca tivemos sucesso com empresas boas e pessoas ruins.”

ATENTO AO IMPERATIVO INSTITUCIONAL


A liderança deve sempre estar atenta a uma força, que pode passar despercebida, chamada IMPERATIVO INSTITUCIONAL.


As empresas agem da mesma maneira:

  1. A instituição resistirá a qualquer mudança em seu rumo atual

  2. Projetos e aquisições se materializarão para absorver os fundos disponíveis

  3. Qualquer desejo do líder, por mais tolo que seja, será rapidamente apoiado por detalhados estudos sobre estratégia e taxa de retorno preparados por seus subalternos

  4. O comportamento das empresas similares será insensatamente imitado

Pelo visto, empresas só mudam de endereço, são todas iguais rs. Isso a uma alocação “burra” de capital. Mesmo sendo algo praticamente inevitável, concentre-se em empresas que parecem estar atentos a esses movimentos.


CUIDADO COM M&A


A maioria das fusões e aquisições não gera valor aos acionistas, principalmente, da empresa que está comprando. Mesmo assim, fazer fusões e aquisições é sempre um tópico da moda.

“Realizar negociações é emocionante e divertido, trabalhar é entediante. É por isso que há negociações que não fazem sentido” - Peter Drucker

“Diretor executivo perguntar para a equipe de planejamento estratégico se uma aquisição ou duas podem fazer sentido é como perguntar a um decorador de interiores se um tapete de U$50.000 é necessário”


Uma metáfora que Buffett conta é sobre um dono de cavalo que vai ao veterinário.

  • Você pode me ajudar? Às vezes, meu cavalo anda perfeitamente bem, e às vezes ele manca.

  • Não tem problema, quando ele estiver andando bem, venda-o.

“O vendedor sempre sabe muito mais sobre o negócio do que o comprador, além de escolher o momento da venda.”
 

PREÇOS SENSATOS


O último fator crítico é preço. O negócio pode ter aspectos bons e administradores excelentes, mas se estiver sobreprecificado, será um cavalo que conta até dez.

“Nossa meta é encontrar um negócio extraordinário a um preço sensato, não um negócio medíocre a um preço de barganha”

Sr. MERCADO

Para isso, você sempre pode contar com o senhor mercado.


Termo utilizado por Ben Graham para definir o comportamento do mercado de ações, sempre muito irracional e bipolar. E quanto mais maníaco depressivo, melhor para você, pois os preços irão variar e oportunidades irão aparecer, SEMPRE!


Uma das suas características importantes é que ele não se importa de ser ignorado hoje, ele sempre volta amanhã. Portanto, não se desespere.

“O sr. Mercado está aí para servi-lo, não para guiá-lo.”

TENHA PACIÊNCIA


No mercado, você não precisa ser atuante o tempo todo, pelo contrário, seja paciente.

“O mercado acionário serve como um centro de realocação no qual o dinheiro é movido do ativo para o paciente.”
“Conferir o nome de investidor a instituições que negociam ativamente é como chamar de romântico alguém que repetidamente se envolve em relacionamentos de uma noite só.”

EVITE LIMITAR SEUS GANHOS


Investidores tendem a segurar os prejuízos grandes e realizar lucros pequenos. Segundo Buffett, o chamado “seguro de portfólio", fazer uma parcial dos ganhos é besteira.

“Das máximas de Wall Street, talvez a mais tola seja: “Não se pode quebrar obtendo lucro.””
“Sugerir que o investidor liquide parcelas de seus investimentos mais bem sucedidos simplesmente porque eles passaram a dominar sua carteira é semelhante a sugerir que os Bulls negociem Michael Jordan porque ele tornou-se importante demais para o time.”
 

OPORTUNIDADES


Se você encontrar empresas que atendem esses 3 fatores críticos (Aspectos do negócio, Administradores competentes e preço sensato), você muito provavelmente irá fazer um bom investimento. Mas não é fácil encontrar, por isso tenha paciência e quando encontrar faça um investimento considerável, confiando nas suas análises. Espere o momento certo.

“Ao longo do tempo,vocês encontrarão somente algumas companhias que reúnem esses critérios - então, quando virem uma, vocês devem comprar uma quantidade significativa de ações.”

Nota: Repare nas palavras: “quantidade significativa”. A estratégia é bem “camper”, como um sniper, é preciso esperar e dar um tiro certeiro. Em vez de dar vários tiros, torcendo para acertar algum.


“O investidor precisa fazer muitas poucas coisas de modo certo, contando que ele evite grandes erros.”
 

Além dos 3 fatores críticos, alguns pontos que valem a pena destacar:


VALOR X CRESCIMENTO

Existe sempre uma discussão sobre investir em valor ou em crescimento. O ciclo de mercado atual favorece qual dos dois? Segundo Buffett, isso também é besteira.

“Comentaristas e gestores que se referem com loquacidade aos estilos “crescimento e “valor” como abordagens de investimentos contrastantes demonstram sua ignorância, não sua sofisticação. O crescimento é uma componente na equação do valor.”

EMPRESAS DE COMMODITIES

Difícil investir em algo que não se pode ter um diferencial competitivo.

“Em um negócio no qual é vendido um produto commodity, é impossível ser muito mais inteligente que seu concorrente mais estúpido.”

IPOs

Assim como M&As, IPOs também são difíceis de estarem a um preço sensato.

“Um investidor de ações inteligentes se sairá melhor no mercado secundário do que pela compra de novas emissões.”
“O mercado secundário é governado pela loucura das massas e constantemente estabelece um preço de liquidação. Já o IPO é contratado por acionistas e grandes empresas,que só venderão quando o mercado estiver pagando a mais.”

GUIMBAS DE CHARUTO

Estratégia utilizada por Ben Graham, que consiste em comprar empresas extremamente descontadas, geralmente passando por algum tipo de recuperação.


No começo, Buffett usava também dessa estratégia, mas abandonou depois de algum tempo, pois os problemas dessas empresas sempre era mais profundo do que aparentava e nem mesmo com uma administração excelente, eles conseguiam reerguer a empresa conforme o previsto.


“Cuidado pois nunca haverá apenas 1 barata na cozinha.”
“Bons jóqueis obterão êxito em bons cavalos, não em pangarés quebrados.”

MACRO

Um assunto sempre polêmico. Em uma das últimas cartas de Howard Marks, ele também levantou essa bola de que o Macro não interessa e deixou o mercado bem dividido.

“Nós continuamos a ignorar prognósticos políticos e econômicos, que são uma distração cara para muitos investidores e empresários."
“O medo é inimigo de quem segue o modismo, mas o amigo de quem segue os fundamentos.”

Mas, na minha visão, não é que o macro não importa, claro que ele importa, ele também é um componente que interfere no valor da companhia. O que não importa são as previsões a respeito dos eventos macros, porque essas são na sua grande maioria furadas.


Então, se basear nas previsões macro para definir seus investimentos também é uma furada. Você precisa entender do macro e com ele pode impactar os negócios que você investe, para mudar a rota caso algo aconteça, mas não pode deixar que o macro seja seu guia.



NO FINAL, O QUE IMPORTA SÃO OS FUNDAMENTOS...

“Nos investimentos, assim como no beisebol, para marcar pontos no placar, o jogador deve concentrar-se no campo, não no placar”

Os preços serão determinados pelo lucro futuro.


… E A SUA LIBERDADE!

“Qual o sentido de ficar rico apenas para olhar vidrado o painel de cotações o dia inteiro?”
“Eu e Charlie, não trocaríamos uma boa noite de sono por uma tentativa de aumentar o retorno em alguns pontos percentuais.”
 

Como sempre, as cartas da Berkshire trazem muito conhecimento e além desses aqui apresentados, o livro traz muitos outros. Por isso, se gostou, recomendo que vá atrás e leia o livro. (Mais fácil achar ele em inglês)

Os ensaios de Warren Buffett

Resumo em 1 página para download (PDF):

LerMaisLivros - Resumo OnePage - Os Ensaios de Warren Buffett
.pdf
Download PDF • 1.04MB







 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos para melhorar os seus investimentos. Ler mais livros é compartilhar conhecimento. Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


629 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page