top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“O Mais Importante para o Investidor” Howard Marks

Atualizado: 3 de set. de 2021

Howard Marks é, com certeza, um dos maiores nomes do mundo financeiro. Fundador e presidente da Oaktree Capital Management, um fundo especializado em estratégia de crédito com mais de 156 bilhões de dólares sob gestão.

O mais importante para o Investidor Howard Marks

De tempos em tempos, Howard escreve as famosas cartas da Oaktree. Segundo o próprio Warren Buffett: “Quando eu vejo as cartas de Howard Marks no meu email, elas são as primeiras coisas que eu abro e leio. Eu sempre aprendo algo, e isso vale o dobro para o seu livro.”


Se o próprio Buffett falou isso, o mínimo que você deve fazer é ler esse livro.


Um consolidado de diversas cartas, Howard Marks separa os temas em 20 capítulos com o que de mais importante o investidor precisa saber para ter sucesso como um investidor de valor, a base da estratégia da Oaktree.


Para você memorizar todos os conceitos (e são muitos), preparei um resumo ilustrado de 1 página com os principais pontos. Baixe a versão em PDF no final do post.

Resumo ilustrado O mais importante para o investidor
 

TENHA O PENSAMENTO DE 2° NÍVEL

O investidor deve ter a capacidade de pensar além do superficial e do consenso. Não basta se basear apenas em número, sem entender a narrativa e a psicologia do mercado, sem entender as probabilidades dos eventos acontecerem.


Essa abordagem é longe de ser fácil. Inclusive é uma pergunta que você deve se fazer: Você é capaz de fazer isso? Por que acredita nisso?



O PONTO DE PARTIDA É O VALOR INTRÍNSECO

Qualquer decisão de investimento deve começar com uma estimativa de valor intrínseco dos ativos. Sem esse valor, toda decisão vira uma tentativa de adivinhação dos preços.

“Sem uma estimativa precisa do valor intrínseco,qualquer esperança de êxito contínuo como investidor é exatamente isso: UMA ESPERANÇA.”

Mas lembre-se que estar certo sobre algo também não costuma ser sinônimo de estar certo AGORA.

“Estar muito à frente do seu tempo é indistinguível de estar errado”

PROCURE MOMENTOS DE INEFICIÊNCIA PARA COMPRAR BARATO

Existem momentos onde o mercado ou uma classe de ativos opera dentro de uma eficiência, onde os preços estarão perto do valor justo, não são nesses momentos onde existem as boas compras, por isso não perca tempo e energia.


Porém, em momentos turbulentos, o mercado se torna ineficiente, errando a precificação para baixo e para cima.


Esses são os momentos que necessitam de maior concentração para fazer boas compras. Procure! Os comportamentos são cíclicos.

“Não é comprando coisas boas que obtemos êxito em nossos investimentos, mas quando compramos bem as coisas”

SEJA PACIENTE

Devemos esperar pelas boas oportunidades (e elas aparecem). Não é necessário ir atrás delas. Uma metáfora que Warren Buffett usa é com o beisebol.


No beisebol, se você não bater 3 bolas, está fora. Mas no mercado, você não tem um limite, pode esperar infinitamente a bola perfeita, aquela que será fácil de rebater e ganhar pontos. Espere a bola, escolha a bola, seja paciente!

“Investir é a melhor coisa do mundo, porque você nunca precisa rebater” Warren Buffett

SEJA CÉTICO

Tome cuidado com qualquer sentimento extremo. Tente sempre enxergar alguma qualidade que os outros não enxergam. Sempre se questione sobre a narrativa do mercado, está exageradamente pessimista? Ou extremamente otimista? Existe uma exuberância irracional?


“O ceticismo é pessimista quando há excesso de otimismo. Por outro lado, o ceticismo é otimista quando há excesso de pessimismo.”

SEJA MEDROSO

No tênis, jogadores habilidosos jogam o “Winner´s Game” (Jogo de campeão), onde o jogo é decidido nas bolas vencedoras, pois há poucos erros no jogo.


Já num jogo de tenistas pouco habilidosos, o jogo é vencido por quem erra menos, aquele que somente coloca a bola na quadra em vez de ser agressivo tentando as bolas vencedoras, é chamado de “Loser´s Game”.


Segundo Howard Marks, a melhor estratégia nos investimentos é o Loser´s Game. Precisamos apenas garantir que não tenhamos ações perdedoras. É preciso jogar na defesa, pois o risco de perder muito em algum ativo específico pode ser o bastante para te tirar do jogo, levar à falência.

“Se evitarmos os ativos perdedores, os vencedores cuidarão de si mesmos.”

ESTEJA CIENTE DOS RISCOS

Qualquer investimento precisa ser avaliado não apenas pelo seu retorno mas também pelo risco assumido. Saber identificar o risco e controlá-lo, mesmo tendo que diminuir o seu retorno é o segredo do bom investidor.


“O trabalho do investidor é assumir riscos de forma inteligente. Fazer isso bem é o que separa o bom investidor do resto.”

Mas, geralmente, só descobrimos quando já é tarde demais. Ou nas brilhantes palavras de Warren Buffett:

“Descobrimos quem está nadando nu somente quando a maré baixa."

RECONHEÇA A SORTE

O acaso tem um papel fundamental no mundo dos investimentos. Às vezes, a sua decisão pode ter sido acertada, considerando as probabilidades dos eventos, mas o resultado pode ser negativo. Seja crítico o suficiente para analisar quando a sorte foi responsável pelo resultado, principalmente quando o inverso ocorre, quando você tomou uma decisão errada, mas obteve lucro.

“Um tolo sortudo acaba parecendo um investidor sortudo.”

ENTENDA A PSICOLOGIA DOS INVESTIDORES

Os movimentos do mercado oscilam pois dependem de um fator crítico, a psicologia dos investidores. E não tem nada de racional em momentos específicos, por isso é importante estar atento aos vieses do mercado e dos seus próprios vieses.


Preste atenção se as suas decisões estão sendo afetadas por emoções como Ganância, Medo, tendência a destacar a lógica ou a história, tendência a se confirmar com a visão de rebanho, inveja ou ego.

“A disciplina mais importante não é a contabilidade nem a economia, é a psicologia.”

EVITE PREVER O FUTURO

Limite-se a concentrar esforços naquilo que está sob o seu controle, como a estimativa de valor intrínseco e os riscos envolvidos em um investimento. E pare de tentar prever o futuro, basicamente quais serão os resultados dos eventos macroeconômicos.

"Poucas pessoas têm conhecimento incomparável sobre esses assuntos (macro) que lhe garanta alguma vantagem.”

EVITE ARMADILHAS

Por último, evite armadilhas. Por mais tentador que seja entrar na “hype” ou na próxima ação bombástica para tentar ficar milionário. Não existe bala de prata. Faça o feijão com arroz bem feito para ser sucesso no longo prazo.

“O investidor precisa fazer apenas poucas coisas corretas desde que evite os grandes erros.” Warren Buffett

E você não precisa estar sempre comprando e vendendo para fazer dinheiro. Tentar antecipar algum evento ou uma crise, geralmente é uma opção ruim.

“Quando não há nada particularmente inteligente para se fazer, a armadilha está em insistir em ser inteligente.”
 

Esses “conselhos” de uma das mentes mais brilhantes da atualidade devem ser levados em consideração quando você for investir.


Por isso, imprima o resumo e deixe colado do lado do seu monitor.


E como disse Charlie Munger (e Howard Marks colocou no primeiro capítulo):

“Não é para ser fácil. É estúpido quam acha fácil”
 

Resumo em 1 página para download (PDF):

LerMaisLivros I O Mais Importante I Howard Marks 01
.pdf
Download PDF • 888KB








 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos para melhorar os seus investimentos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

1.243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page