top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

O que você pode aprender com atletas de alto desempenho?

Rafael Nadal é conhecido por suas manias na quadra de tênis. Sempre toma sua água, seu isotônico e arruma as duas garrafinhas em uma ordem pré definida. Sempre.

O que você pode aprender com atletas de alto desempenho

Lionel Messi sempre passa os 5 primeiros minutos de jogo evitando tocar na bola. Ele passa sempre observando a movimentação do time adversário, o posicionamento dos jogadores em campo. Sempre.


Michael Phelps antes de cair na água sempre ouvia hip hop (quase sempre Eminem) enquanto mentalizava a prova que iria disputar. Sempre.

 

Por que todos esses grandes atletas possuem algum tipo de mania?


Porque eles entenderam como entrar em estado de “FLOW”. Termo criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, no livro com mesmo nome é o estado onde ficamos totalmente concentrados, onde a mente praticamente esquece o mundo externo (barulhos, distrações) e foca exclusivamente em um objetivo. Momento onde a mágica acontece.


E os grandes atletas são grandes porque vivem entrando em FLOW. Não porque eles possuem poderes especiais, mas porque eles descobriram uma rotina que os induzem à concentração total.


O segredo está na rotina.

“A rotina cumprida por tempo suficiente e com sinceridade suficiente, torna-se mais que uma rotina, torna-se um ritual - torna-se santificada e sagrada.” Ryan Holiday

A rotina prepara a mente dos campeões para o momento do “jogo”. Como um ritual, a mente já entendeu que precisa trabalhar após alguns movimentos, algumas atividades. A rotina se torna o aquecimento da mente.


E se você quer ter alto desempenho no seu trabalho, independente do que você faz, você também precisa aquecer o cérebro. Você precisa criar as suas “manias”.


Claro que vai parecer estranho você se preparar para uma reunião ajustando a cueca, assim como Nadal (rs).


Por isso o que eu aconselho é criar a sua rotina logo que você acorda, as primeiras atividades do dia, antes mesmo de escovar os dentes ou tomar banho. Um ritual para começar o dia com a mente afiada.


Todos os dias, eu acordo, jogo água na cara, faço exercícios, tomo banho gelado, medito e tomo meu café. TODOS OS DIAS. Essa é a forma que eu encontrei de me preparar. Depois disso, eu me sento para escrever e entro em FLOW ouvindo alguma música clássica.


Às vezes, bate aquela preguiça de me exercitar ou tomar banho gelado no frio, mas se eu pular algo, eu quebro a rotina. Meu cérebro já entende como algo negativo, o que me força a fazer e reforça o ritual.


Provavelmente, nós não iremos disputar uma final de Roland Garros, uma Champions League ou uma final Olímpica de natação.


Mas se tem algo que eu aprendi e você também pode aprender com esses atletas é que criar um ritual de concentração é a chave para o alto desempenho.


Repense. Questione-se e crie a sua própria rotina.

 

COMECE AGORA A CRIAR HÁBITOS DO ZERO


Baixe o e-book gratuito agora mesmo. Ele ficará no ar até dia 16/08. Não perca!


Clique na imagem abaixo:


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page