top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Hackeando o jogo: Aprenda a aprender

O jogo é dinâmico, as regras podem mudar a qualquer momento.

Aprenda a aprender

Eu poderia te falar várias dicas para facilitar a sua vida, mas provavelmente elas estarão desatualizadas quando chegar a hora, por isso a habilidade mais importante a se aprender é aprender a aprender.


Não pense que seja algo fácil. O sistema de ensino depois de décadas ainda não sabe direito como fazer.


Basicamente, o sistema irá te mostrar um caminho para aprender, baseado em memorização de fatos. Mas não fique preso a isso, encontre o seu próprio método.


A dificuldade de ensinar alguém a aprender existe pelo fato dela ser extremamente pessoal.


Algumas pessoas são mais visuais, outras mais sinestésicas. Alguns temas nos chamam mais atenção do que outros.


Teste todos e tenha a capacidade crítica de ver o que funciona com você. Não com seu irmão, não com seus amigos, não com seu professor, o que funciona única e exclusivamente com você.


Se você tem dificuldade de memorizar as informações lendo um livro, quebre o livro em desenhos. Coloque as lições em uma narrativa que faça sentido. Use exemplos e metáforas para explicar os principais pontos.


O problema não é aprender, é não saber como aprender. Poucas pessoas entenderam isso.


Algumas coisas são importantes nesse processo:


Abrace a ignorância - Não tenha medo da ignorância, o primeiro passo para aprender algo é ser ignorante no assunto. Se você não se sente ignorante em algo é porque parou de aprender.


Busque sempre conhecimento - A velocidade das mudanças está cada vez maior. Sinto lhe informar, mas a sua geração não poderá se dar ao luxo de parar de aprender (a minha já irá sofrer com isso). Ficaremos obsoletos se não nos adaptarmos, por isso busque sempre novos conhecimentos. Leia muitos livros.


Tenha humildade - Se você encontrou a sua forma de aprender sobre um assunto, não quer dizer que você seja melhor que outra pessoa, somente que encontrou primeiro a sua fórmula. Cada um deve encontrar a sua própria forma, ajude os outros no processo. Você pode saber sobre algo, mas será sempre ignorante em outro assunto.


O jogo é complexo, o jogo muda e a única forma de você se manter é se adaptando.


Aprenda a aprender!
 

Da série “Os 7 tweets que eu deixaria para os meus filhos”:


5) Hackeando o jogo: Aprenda a aprender

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page