top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Pai Rico Pai Pobre” Robert Kiyosaki

Se fosse para escolher apenas uma recomendação de livro para ler antes dos 20 anos, “Pai Rico, Pai pobre” seria a minha sugestão.

Pai Rico Pai Pobre PDF

Robert Kiyosaki detalha no livro as 6 principais lições que o pai rico (pai de seu amigo e grande investidor do Hawaii) ensinou durante a sua infância.


Lições que transformaram a vida dele e que são totalmente contrárias às ideias do seu pai verdadeiro (o pai pobre) e daquelas que ele aprendia na escola (e que aprendemos também hoje em dia).


Interessante a comparação dos pensamentos que ele faz entre o pai rico e o pai pobre. E, como, sem percebermos, somos influenciados a seguir o caminho do pai pobre, a corrida de ratos.


Relendo esse livro depois de mais de 20 anos, vejo como ele influenciou minhas decisões até aqui. Desde o uso controlado do dinheiro até a busca pela geração de renda passiva como objetivo de vida.


Lições que todos deveriam ler e entender. Quanto mais cedo, melhor.


Veja o resumo visual com os principais pontos do livro "Pai Rico, Pai Pobre":

Pai Rico, Pai Pobre resumo visual
 

Os 5 principais Insights:


1. Rico faz o dinheiro trabalhar


A pessoa pobre ou de classe média trabalha por dinheiro. Ela troca basicamente sua força de trabalho e suas horas por dinheiro. Ficam no ciclo vicioso de levantar, trabalhar, pagar contas e gastar. Quando elas percebem que estão numa esteira de ratos, basta pagar um pouco mais e elas continuarão correndo.


O rico percebe que ficar nessa roda é um caminho sem fim. Você precisará trabalhar até o final da vida para pagar suas contas. E a única saída é conseguir fazer com que o dinheiro comece a trabalhar sozinho para você.


O rico coloca as suas reservas para trabalhar.


Para fazer isso, você precisa se libertar da dependência do dinheiro. Robert aprendeu a lição trabalhando praticamente de graça para o pai rico até conseguir enxergar oportunidades que ninguém via, pois os outros estavam apenas focados em garantir o salário.


2. Riqueza não é a acúmulo de bens


Um dos segredos para fazer o dinheiro trabalhar é entender a diferença entre ativos e passivos.


Ativos são coisas que colocam dinheiro no seu bolso.

Passivo, ao contrário, necessita do seu dinheiro para continuar existindo.


Uma casa para morar, por exemplo, não é seu ativo, pois apenas tira dinheiro do seu bolso. Uma casa como investimento para alugar, sim, é um ativo.


Os ricos focam em construir ativos geradores de renda. Quanto mais ativos, melhor. Eles diversificam suas fontes e com isso conseguem dar escala.


O pobre e a classe média dependem única e exclusivamente do salário como fonte de renda. Isso possui um limite, pois você não tem horas infinitas para vender.


A única diferença é que a classe média tem mais passivos para pagar porque ganha mais para conseguir financiar.


Mas perceba que riqueza não tem a ver com o quanto você ganha.


Você pode ter um bom emprego e um alto salário, mas ter um custo tão elevado quanto. Financeiramente, você estará com problemas e necessitará desesperadamente do seu emprego;


"Riqueza é a capacidade de uma pessoa sobreviver tantos dias à frente - ou, se eu parasse de trabalhar hoje, quanto tempo poderia sobreviver?" - R. Buckminster Fuller

3. Pense em modelos de negócios


No começo, é inevitável que você siga uma profissão e uma carreira. Afinal, precisamos pagar nossas contas. Mas conforme você for se “especializando”, você não pode deixar de ter uma cabeça de empreendedor, de pensar no seu próprio business.


É comum pessoas inteligentes continuarem com problemas financeiros porque não conseguem alavancar suas receitas, gastam todo o tempo alavancando a receita de outras pessoas, para quem trabalha.


Lembre-se, não é o melhor produto que gera mais receita, é o melhor modelo de negócio.


Muitos hambúrgueres são melhores do que o do McDonald’s, mas o McDonald’s gera maior receita, simplesmente porque o mercado deles não é vender hambúrguer, mas sim imóveis. O segredo é o modelo de negócio.


4. Plante sementes


Ter o foco em construir a coluna de ativos exige paciência e, principalmente, não ter medo de falhar.


A filosofia é plantar várias sementes, sabendo que algumas irão dar certo e muitas darão errado. Isso faz parte do jogo.


Algumas ações que você comprar irão desvalorizar, como disse Warren Buffett: “Você pode fazer dinheiro mesmo estando errado na maior parte das vezes.”. O importante é gerenciar o risco e não evitar o risco.


Infelizmente, somos influenciados em casa e na escola que falhar é algo ruim, que deve ser evitada a qualquer custo. “Busque segurança”, “Evite o risco”.


O medo de perder é tão grande, que as pessoas preferem não ter a oportunidade de ganhar. Mas para fazer dinheiro, é preciso se arriscar. De maneira certa, com estudo e gerenciamento de risco.


5. Trabalhe para aprender


No começo da carreira, não opte pelo dinheiro. Trabalhe para aprender. Mude de profissão se não estiver aprendendo nada. Trabalhe de graça num ramo que você acha que tem possibilidade de criar futuros ativos.


“A educação é mais valiosa do que o dinheiro, a longo prazo.”

Muitas pessoas acham que sair da faculdade é o momento onde você deixa de ser estudante. Mas sair da faculdade é apenas o começo. O começo do jogo de verdade. Quem para de aprender nessa hora, acaba preso na corrida de ratos.


 

Com essas dicas, você já pode mudar a sua cabeça em relação ao dinheiro. Mas, como eu disse, é um jogo de paciência, muito estudo e dedicação.


Compre o livro, leia, marque as principais lições e aprenda a sair dessa esteira fazendo o dinheiro trabalhar para você. Citando mais uma vez Warren Buffett:

“Se você não encontrar um jeito de fazer dinheiro enquanto estiver dormindo, terá que trabalhar até a morte.”

Reflita sobre como anda a sua vida financeira e se é esse o caminho que quer seguir.


Boas leituras e bons investimentos.

 


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


834 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page