top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Como trabalhar o dia inteiro e ainda pensar no plano B? Comece entregando mais valor.

Atualizado: 13 de fev. de 2022

Para começar o plano B, você precisará aprender a ser produtivo. Trabalhar em um emprego o dia inteiro e depois ter que trabalhar no projeto paralelo não é fácil. Para quem está começando, o primeiro passo é ser produtivo no trabalho.

Se não conseguir desligar do trabalho após o expediente, esqueça o plano B.


Um livro que abriu minha cabeça nesse sentido foi “Trabalhe 4 horas por semana” de Tim Ferris (se você não leu, leia e aguarde que vem resumo por aí - SOMENTE PARA QUEM ESTIVER NA LISTA DE EMAILS).


De forma prática, algumas boas práticas das quais usei com sucesso:


Elimine distrações - Desligue o e-mail, abra apenas 2 vezes ao dia e avise que você tem esse processo, assim as pessoas saberão que se for urgente, elas precisam ligar. Desligue o chat interno também em alguns momentos do dia.


Bloqueie a sua agenda - Crie reuniões para você fazer o que precisa ser feito, defina primeiro a sua agenda, não deixe que as reuniões dos outros defina a sua agenda.


Aprenda a falar não - Pare de participar de reuniões que não irão levar a lugar nenhum. 1 hora de reunião indevida é uma hora a mais que você precisará ficar trabalhando. Delegue a reunião, faça um follow up com alguém que participou depois.


Gere valor e novas ideias - Se é difícil falar não para uma reunião, proponha novas ideias. A melhor forma de não cair no operacional (e ter que participar das reuniões) é começar um novo projeto. Se o projeto for seu, quem decidirá quantas reuniões precisam ser feitas, adivinhe, é você.


Teste de ausência no modo fúria - Outra tática para evitar reuniões (e antigamente negociar um home-office) é entrar no modo fúria quando pedir para não participar. Ser tão produtivo que seu chefe vai preferir você em casa e longe das reuniões.


Não crie dependência - Já vi muitas pessoas acharem que quanto mais dependente uma tarefa for delas, mais indispensável elas são. Porém, você acaba virando um escravo da tarefa. Pense sempre como automatizar ou deixar pronto para alguém assumir suas tarefas. Tempo de suporte é improdutivo, livre-se disso.


Com tudo isso, sua produtividade irá aumentar muito.


Consequentemente, você terá mais tempo de sobra porque não precisará ficar trabalhando após o expediente.

“Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado” Tim Ferriss

O paradoxo de tudo isso é que seu chefe vai adorar. Se você reparar, você irá entregar muito mais valor do que o esperado.


E na hora que você quiser sair para o plano B, provavelmente virá algum aumento de salário ou uma promoção. É um sinal que o Master Plan está funcionando rs.


Por mais contraintuitivo que pareça, a melhor forma de sair do seu emprego é melhorando a sua produtividade e agregando mais valor para sua empresa.


Experimente, no pior dos casos, você corre o risco de ganhar um aumento salarial.

 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page