top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“The Energy Paradox” Steven R. Gundry, MD

Energia, na minha visão, é fundamental para sair da “vida cansada”, mas é um tópico que poucas pessoas dão a devida atenção. Todos querem saber como ser mais produtivos, como alavancar vendas, como ganhar mais dinheiro, mas o primeiro passo é focar na sua energia. Como ter mais energia e, mais importante, como não desperdiçá-la.

The Energy Paradox Steven Gundry PDF em português

E um dos melhores livros sobre o tema é “O paradoxo da energia” do dr. Steven Gundry (sem tradução ainda para o português).


O paradoxo existe porque vivemos uma época onde comemos mais alimentos calóricos e em vez de termos mais energia do que nossos ancestrais (caçadores e coletores), estamos cada vez mais cansados. Temos uma vida mais “sedentária” que eles e nos sentimos mais esgostados.


Segundo o livro, a nossa alimentação e nosso estilo de vida faz com que a nossa produção de energia seja extremamente ineficiente. Produzimos muito pouco do que podemos e gostamos muito principalmente com inflamações.


Nosso corpo parece a TI de uma grande empresa, consome toda a energia apagando incêndios e a melhor estratégia para isso é fazer com que os outros sistemas fiquem em repouso para economizar energia e não criar mais caos, por isso quando ficamos doentes só queremos ficar no sofá vendo Netflix. Nossa biologia é extremamente inteligente.


Para entender como tudo funciona, Steven Gundry resumiu os 3 pontos importantes usando a fórmula semelhante à famosa fórmula de energia de Einstein (semelhante porque tem um 2 a mais):

E=M²C²
Energia = Microbioma Mitocôndrias Consumo Crono

De forma divertida, usando analogias para explicar as complexas reações biológicas, Gundry mostra várias pesquisas interessantes (os gases intestinais são muito úteis para a saúde, por exemplo) e derruba várias “verdades” (fruta faz bem para a saúde, café da manhã é a refeição mais importante).


Fiz um resumo com os pontos mais importantes (para baixar no final do post), mas se você realmente está na jornada para sair da vida cansada, recomendo fortemente que leia o livro. Alavancar a sua energia é a chave para conseguir ter um plano B.

The energy paradox em português

Seguem alguns pontos do livro que vale a pena se aprofundar:


  • Cuide do seu microbioma: As bactérias do seu intestino não ajudam apenas na digestão, mas também regulando seus hormônios e na produção de energia. Evite comidas que prejudicam o microbioma.


  • Depressão e ansiedade: Intestino permeável (leaky gut) é uma das principais causas de depressão e ansiedade. Além da parte psicológica, as bactérias influenciam muito no nosso humor. Uma das primeiras coisas que ele pede para os seus pacientes é ajustar o intestino com alimentação e alguns hábitos.


  • Lectina: Uma proteína encontrada em vários grãos (como arroz, feijão, aveia,...) e alguns legumes, que acaba prejudicando o intestino. Vale procurar a respeito.


  • Pós-bióticos: Os gases intestinais (vulgo pum) é o whataspp das bactérias. Segundo pesquisas recentes, a forma da bactéria intestinal mandar mensagens para as mitocôndrias (bactérias que vivem dentro das nossas células) é através dos gases. É importante comer alimentos que incentivem mais gases. Mas no limite certo, nem muito e nem pouco (peide na medida certa rs)


  • Flexibilidade metabólica: Talvez o ponto mais importante do livro. É a habilidade da mitocôndria trocar entre diferentes fontes de combustíveis para produzir energia. O nosso corpo, produz de maneira diferente a alimentação. Primeiro, quebra a glicose (açúcares e carboidratos), depois Aminoácidos (proteínas) e por último os ácidos graxos (gordura). Por isso é tão difícil queimar as gordurinhas. Mas fica ainda mais difícil quando você perde essa flexibilidade. Se comer glicose sem muito intervalo, as mitocôndrias ficam viciadas em obter energia da glicose e esquecem como quebrar proteínas e gorduras. Quando essa hora chega, elas gastam mais energia no processo do que na geração, ou seja, você fica cansado. Além disso, as mitocôndrias começam a ficar sobrecarregadas até uma hora que o sistema dá um “crash”, o famoso burn-out.


  • Resistência à insulina: Além de tudo isso, a inflexibilidade metabólica torna o corpo resistente à insulina, o que faz ele aumentar a produção, resultando em diabetes.


  • Dê folga para as mitocôndrias: Duas formas de fazer isso. Primeiro, jejum intermitente. Segundo, dieta mono, comer apenas um tipo de “combustível”, um café da manhã só com glicose, ou só proteínas, ou só gordura, mas ir alternando para o corpo não viciar em 1 só.


  • Consumo Crono: Mais do que provado que o QUANDO você come é mais importante do que O QUE e o QUANTO você come. Se tem uma coisa que você precisa fazer é o Jejum intermitente. Um período de 12 horas entre refeições dá tempo do seu corpo fazer o trabalho bem feito e, melhor, tornar as mitocôndrias mais eficientes.


  • Ketones (ou cetonas): Com o jejum, o seu corpo cria moléculas a partir dos ácidos graxos que funcionam como sinalizadores para as mitocôndrias, avisando que elas precisam focar em sobreviver pois a fonte de energia está no limite. Com isso, as mitocôndrias começam a eliminar aquelas ineficientes (autofagia) e a se multiplicar (mitogenesis). Mais mitocôndrias, mais energia e menos trabalho desgastante para cada mitocôndria. E isso só acontece em jejum.


  • Atenção jejum: Por que não ficar em jejum eterno? Porque o corpo e principalmente o cérebro precisa de glicose para funcionar direito. O jejum precisa ser apenas um “estresse” momentâneo. O músculo também perde nesse processo, liberando energia para o cérebro, que é vital. Não prolongue muito o jejum.


  • Lista de alimentos que fazem bem para a produção de energia: Se quiserem, deixem nos comentários que faço uma lista completa do livro.


  • Hábitos para energia: Além de tudo isso, hábitos são importantes, pois eles podem dar os sinais necessários para o corpo funcionar bem, nos horários certos. Destaque para “Desafios sensoriais", o corpo precisa de stress bom (hormesis, lembra de Antifrágil?), banho gelado, exposição ao frio (meditação sem camisa no frio é a melhor coisa que comecei a fazer ano passado) e saúna fazem muito bem para a sua saúde.


Esses são alguns destaques, espero que tenha instigado a sua curiosidade. Veja mais detalhes no resumo e compre o livro abaixo.

 
The Energy paradox Steven Gundry PDF


Resumo em 1 página para download (PDF):

Lermaislivros I OnePageBook I TheEnergyParadox 01
.pdf
Fazer download de PDF • 517KB





Para mais resumos:




 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page