top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Top 5 livros 1° semestre 2022

Metade do ano se foi e como é de costume, irei indicar os 5 melhores livros que li até agora. No total foram 16 livros novos e algumas releituras que viraram resumos visuais.

Melhores livros 2022

A temática predominante do semestre foi TRABALHO CRIATIVO, com 5 livros, seguido de investimentos (3 livros) e inovação (3 livros).


Mas dentre eles, os 5 melhores foram:


1. O pequeno livro dos magos do mercado financeiro (Jack D. Schwager)

Lições de uma série de entrevistas de Jack Schwager com os maiores investidores do mundo. Um prato cheio para quem quer construir e melhorar a sua estratégia de investimentos.


De forma objetiva, Schwager elenca pontos críticos para todos os investidores, citando exemplos comprovados com trechos retirados das suas entrevistas.


Após ler esse livro, fiquei com vontade de aprofundar a leitura com os outros livros da série “Os magos do mercado”.


Se o livro é bom, ele sempre deixa essa sensação de querer ler os outros. Ponto para Schwager.

 
2. Black Box Thinking (Matthew Syed)

Matthew mostra a importância de mudarmos a nossa visão com relação ao erro. Como essa mudança de perspectiva contribui para criarmos sistema mais “antifrágeis”.


Traz exemplos de como o fato de aceitar e identificar os erros gera inovação. E como tentar esconder os erros pode levar a problemas sérios, muitas vezes em mortes que poderiam ser evitadas, como acontece no sistema de saúde.


Um livro que demorei para ler porque ele trata de temas pesados, mortes em hospitais e julgamentos de homicídios, por exemplo. Temas difíceis de ler logo cedo ou antes de dormir.


Mas de qualquer forma, há muita coisa interessante sobre a psicologia humana e a nossa relação com o ERRO. Vale o sacrifício.

 
3. A incrível viagem de Shackleton (Alfred Lansing)

História dos sobreviventes de uma expedição feita em 1914 com o objetivo de cruzar a Antártida por terra. Mas após a embarcação Endurance ficar presa no gelo, eles são obrigados a abandonar o barco.


Sem comunicação e nenhuma equipe de apoio, precisam sobreviver ao frio extremo para buscar uma forma de voltar à civilização.


História muito tensa que irá fazer você repensar suas adversidades. Perto do que esses caras passaram, aposto que o seu stress com coisas do dia a dia é fichinha.

 
4. Bird by Bird (Anne Lammot)

Anne Lamott é escritora e professora e resolveu colocar suas aulas sobre a escrita nesse livro.


De forma bem humorada e com histórias pessoais, ela mostra as principais dificuldades e bloqueios da vida criativa, focada principalmente na jornada do escritor.


Mostra que a realidade é muito diferente das expectativas, mas que se sua paixão é escrever, todo o sacrifício vale a pena.


Dos livros sobre o tema, foi uma das leituras mais prazerosas.

 
5. O Otimista Racional (Matt Ridley)

Difícil escolher o melhor livro do semestre, mas acho que escolheria O Otimista Racional de Matt Ridley.


De forma provocativa e, às vezes, até agressiva, Ridley mostra uma visão otimista da humanidade.


O ser humano tem a tendência de dar muita atenção ao pessimismo. Segundo Ridley, é o que vende notícias e livros. Seja criticando os modelos econômicos, as políticas sociais e ambientais, sempre houveram pessimistas.


O mundo sempre está à beira de acabar, seja por falta de comida, superpopulação, falta de combustíveis ou efeito estufa. Mas, pasmem, ele nunca acabou como os profetas previram.


Apesar dos pesares, a qualidade de vida global melhorou muito ao longo do tempo. Obviamente, nem todos os problemas foram erradicados, mas as pessoas em sua maioria estão em condições muito melhores, vivendo em cidades urbanizadas com muito mais comodidade.


Tudo isso se deve a dois fatores críticos: Comércio de produtos e ideias e a divisão do trabalho (especialização).


Mostrando como esses dois fatores mudaram o curso das história em várias épocas para melhor e em algumas épocas para pior, ele faz você refletir muito a respeito das condições mundiais e muda a sua visão crítica sobre as notícias. Será que estamos ouvindo somente o lado pessimista das coisas?


Claro, vários problemas precisam ser resolvidos em escala global, mas para resolvê-los talvez precisamos ser mais otimistas, otimistas racionais.

 

Essas são as 5 escolhas do semestres. Espero que tenha se interessado por algum deles.


Se tiver outras recomendações, deixe nos comentários para que eu coloque na minha lista de desejos.


Compartilhe conhecimento e boas leituras.


91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page