top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

4 dicas para melhorar a memória e um desafio

Encontrar aquele conhecido da escola, ficar meia hora conversando e não se lembrar do nome da pessoa. Deixar a chave do lado de fora da casa. Voltar do supermercado com várias compras, menos aquela mais importante. Chegar à escola no dia da festa, sem o bolo do seu filho. Não se lembrar da data de namoro ou de casamento. Ficar acessando o calendário do Google para lembrar-se dos compromissos. Uma lista de coisas que vivem acontecendo na nossa vida e geram muito estresse somente porque não temos uma boa memória.


Ler Mais Livros Lembrar do nome das pessoas

No post anterior, comentei como o avanço tecnológico tem influenciado negativamente a nossa memória. Memorização, na antiguidade, era uma matéria obrigatória. Não existiam cópias de livros, eles precisavam ser decorados. Por isso o “Como” memorizar era tão importante quanto “O QUE” memorizar.


Se você é um questionador e quer continuar com uma boa memória independente do rumo da tecnologia, algumas dicas desse passado tiradas do livro “Moonwalking with Einstein” podem ajudar:


1) O cérebro humano memoriza o contexto muito melhor do que palavras


Esse é um dos motivos pelos quais não temos muitas memórias de antes dos 3 anos, ou nenhuma, pois antes dessa idade não aprendemos a contextualizar as coisas.


Ler Mais Livros O paradoxo Backer

Um experimento que demonstra isso é conhecido como “o paradoxo de Backer”. Mostrando a mesma foto para 2 grupos diferentes, um onde o nome da pessoa era Backer e no outro grupo onde a pessoa da foto era um backer (padeiro em inglês), a identificação da foto pelo segundo grupo foi muito superior.


A imagem de um padeiro é mais sinestésica, te faz lembrar o cheiro do pão, sentir a textura da farinha, é muito mais fácil de resgatar da memória.


Por isso, quando precisar lembrar-se de algo, coloque em algum contexto que remeta ao tema.

2) Como se lembrar do nome das pessoas? Use a fonética do nome para associar com algo bizarro


Sabe aquela brincadeira de dar apelidos da quinta série? Volte a fazer se quiser melhorar a memória, mas dessa vez de forma sistemática. Aposto que existem várias pessoas que você se lembra do apelido, mas não tem mais ideia do nome.


A melhor forma de lembrar-se de um nome é criar essa associação e quanto mais engraçada ou bizarra for, melhor. Um exemplo é com o meu nome, Gelson. Lembre-se deu pote de gel de olhos puxados andando de mãos dadas com o pai, seria o filho do Gel. Gel- Son japonês.


Faça o exercício com a próxima pessoa que conhecer, mas não conte a sua associação, pode não ser muito bem aceita rs.

3) Como se lembrar de datas importantes? Transforme números em imagens


Sequência de números são péssimos para serem memorizados, por isso temos tanta dificuldade em lembrar da data de aniversário de casamento rs. A dica é associar cada número com uma pessoa fazendo uma ação.


Para as datas, você vai precisar memorizar 10 personagens, do 0 ao 9. E depois criar esse cenário com os personagens e o evento que precisa memorizar.

Um exemplo, se a data de hoje (14/10/20) fosse a data do seu casamento. Você precisaria decorar os números: 0,1,2 e 4. Poderia escolher os seguintes personagens:


· 0 = Darth Vader usando a força

· 1 = Michael Jordan pulando para a cesta

· 2 = Mônica, da turma da Mônica, rodando o Sansão

· 4 = Ronaldinho Gaucho fazendo embaixadinha


Com isso, você sempre mistura as imagens em pares. 14 vira Michael Jordan fazendo embaixadinha, 10 vira Michael Jordan usando a força e 20 vira Mônica usando a força.

Ler Mais Livros Como lembrar de datas importantes

Para memorizar pense você entrando no seu casamento e quando olha no altar está o Jordan fazendo embaixadinhas. De repente, você vê que o próprio Jordan está usando a força para empurrar alguma madrinha. Essa madrinha é a Mônica, que também está usando força para se proteger. Pronto. Se você visualizou a cena, você vai se lembrar por um bom tempo.

E com a prática vai fazer isso com mais rapidez e irá guardar por um tempo mais longo também. Experimente.

4) Como se lembrar da ordem das coisas? Use o palácio


Um método conhecido como Loci e mais popularmente como Palácio de memórias é muito utilizado para memorizar coisas que dependem de uma ordem, como uma apresentação ou uma lista de coisas a fazer no dia.


A estratégia é se lembrar de um local muito familiar, um lugar onde você conheça nos mínimos detalhes, a sua casa ou a casa onde você passou a sua infância. Então você percorre a sua casa desde a entrada até algum ponto e no caminho você vai enxergando os elementos da lista. De novo, deve transforma-los em imagens engraçadas e bizarras.

Um exemplo, sua lista de coisas para fazer no dia consiste em 4 coisas: Levar um bolo para escola do seu filho, enviar relatório para o seu chefe, comprar carne no mercado e pagar o boleto do condomínio.


Ler Mais Livros Palácio das memórias

Imagine você entrando na casa e dando de cara com seu filho jogando um bolo na cara da professora, bolo voando para todo o lado, você desvia da sujeira dando risada e quando chega na sala tem uma caixa de correio gigante e uma pilha de folha que representa o seu relatório. Você fica assustado com o trabalho que vai ter e vai para a cozinha. Lá você vê o Walter Mercado com um pedaço de carne sangrando na mão e dizendo “ligue djá!”. Cansado dessas loucuras, você vai para o quarto e encontra um boleto na sua cama te esperando de cinta liga. Que loucura!


Agora feche o olho e tente reproduzir a cena de novo. Muito mais fácil do que uma lista com itens sem relação. Claro, que no começo será difícil ter tanta imaginação, mas com a prática isso será quase instantâneo.


Essas são algumas técnicas que irão te ajudar a melhorar a sua memória, mas lembre-se que memória é como um músculo. Então não adianta apenas conhecer os métodos, precisamos treinar.


Ler Mais Livros Desafio Memorização

Por isso irei começar um desafio. Em 30 dias irei decorar 1 deck inteiro de cartas, usando a associação de números e o palácio de memórias. 15 min por dia praticando por 30 dias. Postarei o resultado no Instagram “Lermaislivros.site”.

E aí? Quer encarar esse desafio?


Como está treinando a sua memória? Questine-se!



 

Livros para os Questionadores










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page