top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“Antifrágil” Nassim N. Taleb

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Talvez o melhor e mais influente livro escrito nos últimos anos. Antifrágil é a obra prima de Nassim Nicholas Taleb, também conhecido por “A lógica do Cisne Negro” e “Iludidos pelo acaso”.

Antifrágil Nassim Taleb PDF

No livro, Taleb traz o conceito de Antifragilidade, que seria o inverso de algo frágil.


Porém, o antifrágil não é apenas algo robusto, que aguenta choques, é algo mais, é algo que se beneficia dos choques. Em vez de quebrar, ele fica mais forte a cada porrada.


Se o frágil evita choques, o antifrágil necessita de choques.


Ao longo do livro, o autor explica porque existem sistemas frágeis, como identificá-los e como se proteger deles, tornando um sistema antifrágil.


Conhecimento necessário para os seus investimentos, para os processos da sua empresa, para as polícias governamentais e para levar a sua vida em um mundo onde o caos predomina (mesmo você achando que não).


Com seu jeito ácido e sarcástico, Taleb exemplifica sua teoria de Antifrágil atacando seus críticos e seus desafetos, o que torna a leitura um pouco pesada e ao mesmo tempo divertida.


Para ajudar você a navegar nessa obra de 840 páginas, preparei um resumo de 1 página com os principais conceitos do livro. No final, a versão em PDF para você baixar e imprimir.


Resumo Antifrágil de Nassim N. Taleb
Resumo Ilustrado livro Antifrágil (Nassim N. Taleb)
 

Sistemas Complexos e não complexos


Um dos principais motivos de existirem sistemas frágeis é a nossa tendência de achar que os sistemas em geral são não-complexos (ou mecânicos), onde tudo funciona conforme o previsto (respeitando a furada e famosa curva normal), onde é fácil achar correlação e causalidade.

“Pessoas com a mente de engenheiro tendem a olhar tudo à sua volta como um problema de engenharia.”

Porém, grande parte dos sistemas são complexos, onde a interdependência entre os elementos é severa, o que resulta em aleatoriedade, incertezas e volatilidade. Onde é quase impossível encontrar causa e efeito (por isso as análise e previsões sobre o mercado financeiro são praticamente inúteis).


Pela natureza dos sistemas complexos, existe algo chamado de Cisne Negro. Um evento com baixa probabilidade de acontecer, mas que tem um impacto muito grande no sistema.


No mundo real (diferente dos modelos matemáticos), ele acontece, como um meteoro cair na terra e extinguir os dinossauros ou um avião terrorista acertar um prédio.


Além disso, os efeitos em sistemas complexos não são lineares. Ou seja, devido a interdependência, os efeitos de alguns eventos ganham proporções muito maiores, um efeito composto que, às vezes, é difícil mensurar. O que acaba gerando assimetrias no sistemas.


Estar ciente e preparado para essas duas variáveis: Imprevisibilidade de grandes eventos e assimetrias é, basicamente, o que diferencia sistemas frágeis e antifrágeis.


Frágil


Sistemas frágeis perdem ou quebram em cenários de volatilidade e incertezas. Não enxergam que o mundo é um sistema complexo.


Alguns problemas dos sistemas frágeis.


Problema de Lucretius: Acredita que a montanha mais alta do mundo é a montanha mais alta que ele já viu.


Se prepara para o pior cenário que já aconteceu, mas os Cisnes Negros tendem a ser piores do que eventos anteriormente vistos, quebrando o modelo.


Sistemas de previsão geralmente caem nesse erro.

“Não confunda ausência de evidência com evidência de ausência.”

O peru de natal sempre acha que o dia seguinte será melhor, com mais comida, até o dia de natal. Não seja o peru de natal!


A ilusão da Estabilidade: Tendemos a achar que estabilidade é um bom sinal. Acreditamos que a vantagem de um emprego fixo é a falta de volatilidade, mas uma única ligação do RH pode eliminar toda a sua renda. Um Cisne Negro, baixa probabilidade, alto impacto.


“A ilusão central da vida é achar que a aleatoriedade é arriscada, que é algo ruim.”

Iatrogenia: Por achar que todo e qualquer choque é prejudicial, tentamos eliminá-los, como consequência, acabamos fragilizando o sistema.


Como um médico que tenta acabar com uma suspeita de bactéria patogênica e acaba matando bactérias que fazem bem para nossa saúde e estão presentes no nosso intestino.


Ou a mãe que não deixa o filho exposto à sujeira e acaba prejudicando o sistema imunológico da criança.


Côncavo: O efeito de choques em sistemas frágeis é côncavo. Conforme a intensidade dos choques aumentam, os danos aumentam em uma proporção muito maior.


Um exemplo é o trânsito nas cidades. Conforme o volume de carros vai aumentando, o trânsito vai ficando muito pior, numa intensidade não linear.


Robusto


No meio do caminho entre o frágil e o antifrágil, existe o sistema robusto. Que é resistente aos choques (até certo ponto), mas não se beneficia. Na verdade, esse tipo de sistema não liga para a volatilidade.


Antifrágil


Sistemas antifrágeis ficam melhores com choques e estresse. Amam e se beneficiam da aleatoriedade e incertezas.


Barbell Strategy: Uma estratégia antifrágil é exemplificada pelo haltere. De um lado você fica protegido contra Cisnes Negros Negativos (90% em Investimentos Seguros), do outro lado fica aberto aos ganhos de possíveis Cisnes Nesgros Positivos (10% em investimentos de alto risco). O que quer dizer que o meio não interessa, ficar no meio não irá te levar a nenhum lugar.

“Você pode errar por um tempo, desde que esteja certo uma vez.”

Stressors, Hormesis, Tentativa e Erro: Sistemas antifrágeis não eliminam os choques, eles aprendem com os choques, mas sabem dosar a sua intensidade. Pequenos choques fazem o sistema melhorar.


O jejum intermitente faz as mitocôndrias procurarem uma fonte de energia mais eficiente queimando gordura e eliminando células “danificadas”.


A aviação aprende com cada acidente aéreo que acontece ou que quase acontece, e o sistema como um todo fica cada vez mais seguro.


Para evoluir, é necessário estresse. Elimine os stressors e o sistema se tornará frágil

“Algumas partes precisam ser frágeis para fazer o sistema antifrágil”

Opcionalidade: Ter opções e não a obrigatoriedade permite que você se beneficie do Cisne Negro positivo sem se machucar. Você é livre para decidir.


O frágil não tem opção. O gerente que depende do salário para pagar o nível de vida, não pode decidir parar de trabalhar.


Skin in the game: Uma forma de identificar sistemas frágeis é entender se o tomador de decisão sofre as consequências da decisão errada.


O principal problema da modernidade é a transferência de fragilidade, um indivíduo fica com os benefícios e o outro só com os prejuízos. (qualquer semelhança com o seu gestor de fundos é mero exemplo).


Sistemas antifrágeis possuem Skin in the game.


Convexo: sistemas antifrágeis estão preparados para os Cisnes Negros Positivos, quanto maior a intensidade dos choques, mais o sistema se beneficia (até certo ponto).


Como na musculação, onde levantar um peso acima do seu limite é mais benéfico do que você levantar pesos menores várias vezes.


Fat Tony: Seja mais como Fat Tony, um antifragilista, ele não quer provar que está certo ou errado, ele quer fazer dinheiro apostando contra dos fragilistas.


Duas dicas de Fat Tony:

  1. Nunca suba em um avião se o piloto não estiver a bordo (Skin in the game)

  2. Certifique-se que existe também um co-piloto (Redundância)


Teste do tempo


No final, quem decide se o sistema é frágil ou antifrágil é o tempo.

“O tempo tem dentes afiados e destrói tudo” Simonides de Ceos

Coisas que sobreviveram ao tempo tendem a continuar por mais tempo existindo do que as novidades. Tendemos a achar que as mudanças tecnológicas vieram para ficar, mas o que realmente ficam são as coisas antigas, livros, roda, talheres, vasos, tudo inventado a milhares de anos.


Inclusive, uma dica é ler livros que estão a anos sendo lidos, como Charles Darwin, Marcus Aurelius. E não perder tempo em livros lançados no último ano, por mais alvoroço que exista.


Para terminar:

“Tenha coragem para aceitar viver em um mundo que não compreende. E viva feliz com isso.”

“Tudo que possui mais a ganhar do que a perder com eventos aleatórios (ou certos choques) é ANTIFRÁGIL; o inverso é FRÁGIL.”


 

Gostou? Alguma coisa que você captou do livro e não foi mencionado? Deixe nos comentários.


Se ainda não leu esse LIVRAÇO, leia! Compre agora mesmo no link abaixo.


É um livro que irá mudar muito a sua vida de como algumas coisas funcionam (ou não funcionam) e irá te preparar para ser uma pessoa antifrágil.


Que venha a volatilidade! Estamos prontos!

 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos importantes. Ler mais livros é compartilhar conhecimento. Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

 

Resumo em 1 página para download (PDF):

Lermaislivros I Onepagebook - Antifragil (Nassim Taleb)
.pdf
Download PDF • 956KB



Para mais resumos: https://www.lermaislivros.com/livros

1.416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page