top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“Como fazer amigos e Influenciar pessoas” Dale Carnegie

Como melhorar a sua interação com as pessoas, se tornando uma mãe ou pai melhor e um líder mais eficiente? 

Resumo Como fazer amigos e influeciar pessoas

Publicado em 1936, este é um dos livros mais vendidos de todos os tempos onde Dale Carnegie ensina vários princípios sobre o relacionamento interpessoal. 


Princípios atemporais que continuam importantes e, talvez, até mais críticos numa geração que cada vez mais utiliza o texto em vez das conversas para se comunicar.


O livro conta várias histórias de pessoas influentes da época e como elas usaram os princípios como estilo de vida e, por consequência, obtiveram muito sucesso naquilo que faziam.


No total, são 30 príncipios. Muita coisa para memorizar. Por isso, fiz esse resumo visual do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” para você ter depois de ler e se lembrar dos pontos importantes:


Resumo visual Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

 

Os 5 principais insights


1. O nome é o som mais importante para as pessoas


O seu próprio nome é talvez a palavra que você mais ouviu no início da sua vida, por isso ela soa como música para os seus ouvidos. Ouvir outra pessoa falar o seu nome lhe traz uma boa sensação.


Em qualquer conversa, independente de cargo ou situação da pessoa, faça o máximo para lembrar do nome dela.


Muitas pessoas usam a desculpa “Eu sou muito ruim em decorar nomes.” (eu inclusive), mas no fundo é uma questão de não ter um sistema bom para decorar nomes e não ter vontade para gastar tempo e energia com isso.


Se quer ter uma boa conversa e ser influente, lembre-se do nome das pessoas.


2. Fale sobre os interesses deles, não seu


Fale sobre as coisas que as pessoas têm interesse, não sobre o que você tem interesse e acha que as pessoas irão gostar.


As pessoas, quando estão conversando ou negociando, querem saber o que elas irão ganhar, não querem saber o que você irá ganhar ou quanto esforço você precisa gastar para que elas consigam algo.


Se você quer ajudá-las, precisa falar na língua delas e mostrar como elas se beneficiarão com isso.


3. Evite a discussão


A melhor forma de ganhar uma discussão é evitando a discussão.


Muitas vezes entramos numa discussão amigável que acaba se tornando uma guerra de egos, onde a melhor solução fica de lado e o que entra em jogo é conseguir impor o seu ponto em vez do ponto da outra pessoa. Nesses casos, não teremos um vencedor, apenas a imposição de um ponto de vista.


Tente sempre entender o outro lado e refletir sobre a melhor solução.Deixe o ego de lado e tenha respeito sobre todas as opiniões.


Ouça com atenção e evite contra argumentar de forma direta e agressiva, isso só irá fazer com que as pessoas subam barreiras para qualquer tipo de argumento que você venha a falar, independente de você estar certo ou errado.


4. Faça as pessoas falarem “sim, sim” imediatamente


Numa argumentação, comece fazendo as pessoas falarem sim a suas suposições.


Com isso, elas ficarão mais cooperativas e abertas aos argumentos seguintes. Se você começar e receber um não logo de início, o cérebro humano se fecha para novas propostas e a sua argumentação irá fracassar.


5. Dê lhes uma boa reputação para seguir


Se você quer ajudar alguém, a melhor forma de incentivo é dar uma boa reputação para a pessoa seguir.


Incentive, por exemplo, o seu filho falando sobre o orgulho que você tem por ele ser um bom aluno e se esforçar para aprender as matérias. 


Mesmo que ele não seja ainda um excelente aluno, ele irá se esforçar mais para ser, pois agora ele tem uma boa reputação para manter. Funcionando quase como uma profecia auto-realizável.


Claro, para isso é necessário utilizar os outros princípios, como elogiar os pequenos avanços, mostrar que as falhas são fáceis de corrigir, não criticar diretamente os erros, entre outros.


 
Livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

Recomendo a leitura do livro, que se provou com o teste do tempo. Se ainda faz sucesso é porque alguma coisa de interessante ele tem a mostrar. Clique na imagem do livro para comprar agora mesmo na Amazon.


Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page