top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Os 4 Compromissos” Don Miguel Ruiz

Atualizado: 29 de fev.

“A felicidade é uma escolha, e o sofrimento também.”


Don Miguel Ruiz traz todo o conhecimento da cultura Tolteca para mostrar como a humanidade sofre por estar sob influência de “parasitas” mentais e como podemos ser mais felizes adotando esses 4 compromissos.


Os 4 compromissos PDF

Com uma abordagem um tanto quanto mística, Don Miguel fala que todos nós vivemos em um mundo de sonhos (Já assistiram Sandman? rs). A maioria das pessoas, porém, vive num sonho do inferno e não consegue enxergar que existe um sonho do paraíso.


Se não acredita no misticismo, tente abstrair essa parte, porque os 4 compromissos abordados podem ser realmente poderosos.


Somente o fato de termos consciência de como eles impactam a nossa vida e o quanto de energia gastamos por não entendê-los, já vale a leitura.


Veja o resumo visual com os principais pontos do livro:

Resumo Visual Os 4 Compromissos PDF

O livro começa mostrando que toda criança nasce realmente livre. Ela não julga ninguém, muito menos ela própria, tem a própria forma de pensar e agir.


Porém, com o tempo, os pais e a sociedade vão moldando essa liberdade, definindo como a criança deve se comportar, como deve prosseguir na vida e como ela deve sonhar.


Cria-se, então, 3 figuras internas que irão guiar a criança pelo resto da vida e prendê-la no sonho do inferno: O livro de leis, O Juiz e A vítima.


Eles são os responsáveis por controlar todas as ações das pessoas, são os parasitas mentais.


Sempre que saem da linha, fazem algo fora do livro das leis, O Juiz interno os pune e a vítima aceita, pois sabe que fez algo errado.

“Em toda a sua vida, ninguém abusou mais de você do que você mesmo.”

Criamos compromissos baseados no medo. Medo de ser julgado, de não ser aceito, de não merecer o respeito, de não atender as expectativas. Tudo isso gera sofrimento.


Para sair desse sonho, Don Miguel sugere adotarmos 4 compromissos:

  1. Seja impecável com a sua palavra

  2. Não leve nada para o pessoal

  3. Não faça suposições

  4. Faça sempre o seu melhor

Seja impecável com a sua palavra


A palavra tem um poder gigantesco. Tome muito cuidado como você usa suas palavras, principalmente com crianças (leia o post Cuidado para não falar B.O.S.T.A.).


E tenha consciência das palavras que você usa com você mesmo.


Essas palavras são extremamente poderosas, pois elas ficarão se repetindo por muito tempo até você acreditar que é a verdade.


Use suas palavras na direção da verdade e do amor próprio.


Não leve nada para o pessoal


É impressionante o quanto de energia gastamos porque levamos as coisas para o lado pessoal.


Cada pessoa vive no seu próprio mundo, no seu próprio sonho. Geralmente, uma pessoa fala algo para você sem saber o mínimo da sua vida, do seu mundo e dos demônios que te cercam.


Não gaste seu tempo e energia mental absorvendo o que os outros falam. Tenha senso crítico para saber o que vale a pena e descarte o resto.


Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor. Cada um está vivendo a própria vida da forma que acha correta e não necessariamente as coisas se convergem.


Não faça suposições


Esse é outro ponto onde perdemos muita energia, pois gera muitos conflitos desnecessários. Tendemos a fazer suposições sobre tudo.


Achamos que todos vivem no mesmo sonho que nós e pensam como a gente. O que é um grande erro,


Pare de fazer suposições. Pergunte sempre que ficar em dúvida e deixe claro tudo o que te incomoda.


Faça sempre o seu melhor


Faça o trabalho pelo trabalho, sem esperar recompensas. Se você está fazendo o trabalho pela recompensa, você não está fazendo o seu melhor.


Quando encontrar algo que goste de fazer sem precisar ser recompensado, irá fazer sempre o seu melhor, então irá realmente curtir a vida, expressar verdadeiramente que você é.

 

Torne-se um guerreiro tolteca absorvendo e adotando esses 4 compromissos. Um guerreiro, segundo Don Miguel, possui o controle total das suas emoções e, portanto, sobre o seu próprio comportamento.


Tenha consciência de quem você realmente é, e de como foi “domesticado” a pensar. Esse é o caminho da liberdade pessoal.


Lembre-se que a felicidade é uma escolha, e o sofrimento também.

 

Para mais resumos: lermaislivros.com/livros


 

Os 4 compromissos compre agora
Compre na Amazon

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)



2.017 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar


Silvana Pezzi
Silvana Pezzi
18. Okt. 2023

Muito grata pelo resumo! Tive um bom panorama dos quatro compromissos que tanto já ouvi falar, mas não conhecia!


Gefällt mir
bottom of page