top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Future Proofing You” Jay Samit

Como criar uma empresa milionária? Como encontrar uma boa oportunidade de negócio? Como descobrir o seu superpoder? Como alavancar os seus lucros?

Future Proofing You em português

O livro "Future Proofing You” sintetiza todo o conhecimento adquirido por Jay Samit ao longo de 3 décadas em 12 verdades que farão qualquer pessoa ter sucesso como empreendedor, principalmente na era digital.


Jay Samit é um empreendedor multimilionário que soube aproveitar como ninguém o boom dos computadores pessoais como ele descreve no seu primeiro livro “Disrupt Yourself” (que também recomendo) e depois criou várias outras empresas milionárias como a SocialVibe, ooVoo e a SeaChange International.


O “Future Proofing You” é um passo a passo que Jay criou que mostra o processo para conseguir criar riqueza, eliminando as barreiras e as premissas erradas que te impedem de progredir.


Para provar que o método funciona, Jay Samit se propôs a ser mentor de uma pessoa e guiá-lo pelas 12 verdades por 1 ano. Transformando essa pessoa do zero até criar uma empresa milionária. A saga de Vin Clany é mostrada passo a passo através dos capítulos.


Preparei o resumo visual para você saber o que te espera e listei os 5 melhores insights que tirei do livro.

Future Proofing You PDF

 

TOP 5 Insights


1. Preencha o vazio


“Toda nova tecnologia ou produto cria um mercado adjacente que pode ser explorado. Não havia posto de gasolina e lava-rápido antes da invenção do automóvel.”


As grandes oportunidades não estão onde todos estão olhando. Quando uma nova tecnologia aparece, todos querem correr para ser o grande competidor dessa tecnologia, mas a grande sacada é entender quais os gaps essa nova tecnologia está criando, o vazio.


Procure por esses vazios.


Pense como as novas tecnologias irão impactar outros mercados.


Não foque em criar o novo iphone, foque em criar os acessórios para o novo iphone.


“Ache vazios onde os outros estão muito ocupados para preencher.”


2. Seus amigos sabem o seu superpoder


Identifique o seu superpoder, aquilo que te diferencia dos outros. Se você entender o que te faz único, maior a chance de você criar oportunidades e gerar riqueza.


As pessoas irão te procurar com oportunidades se entenderem o que você tem para oferecer.


Mas encontrar o seu superpoder não é algo fácil. Para isso, pense e reflita sobre as seguintes perguntas:


“Quando os seus amigos te procuraram pedindo conselhos, por que eles procuraram você?”


“Quais as habilidades são naturais para você? Quais atividades te fazem entrar em “flow”, aquele momento que você fica extremamente concentrado a ponto de perder a noção do tempo?”


“O que você faria se dinheiro não existisse mais?”


Encontre o seu superpoder.


3. Evite a competição


Uma das formas de criar riqueza é evitar a competição.


“Seja o melhor no que você faz ou seja o único fazendo.”


Procure oportunidades onde a concorrência seja mínima, o vazio.


“Você irá ganhar todas as corridas se você for o único corredor na pista. Para aumentar a minha chance de vencer, eu vou aonde não existe competição.”


Como você cria um mercado e entrega valor onde ninguém está entregando?


4. Pense num modelo de negócio inteligente


Um bom modelo de negócio é mais importante do que o produto ou serviço que você vende. É o que diferencia os grandes negócios e as grandes fortunas.


Steven Spielberg ficou milionário não pelo salário de diretor, mas porque negociou um percentual das vendas dos bilhetes dos parques da Universal com o lançamento de seus filmes.


O McDonalds virou uma máquina de gerar dinheiro não porque vendia o melhor sanduíche de todos, mas porque conseguia valorizar os seus imóveis e alugar para as suas franquias.


Não trabalhe mais, trabalhe de forma inteligente. Pense em um modelo de negócio eficiente.


5. Pense em problemas


“Resolva o problema dos seus amigos e você será popular. Resolva o problema de alguns milhões, você será rico. Remova a barreira de bilhões e você irá mudar o mundo.”


“O problema que você irá resolver não precisa ser grandioso, só precisa ser inconveniente o bastante a ponto das pessoas pagarem pela solução.”


Por 30 dias, pense em 3 problemas que você encontrou no dia anterior ou coisas inconvenientes que você sempre esbarra. Depois, com 90 problemas em mãos, veja aqueles que possuem um mercado amplo a ser atendido e também aqueles que estão relacionados com a sua paixão, que você poderia ajudar com os seus superpoderes.


A peça fundamental para o empreendedor é encontrar um bom problema antes de começar. Mas o que muitos fazem é procurar clientes para uma solução que ele acha que todos irão precisar.


“Não é que eles não conseguem encontrar uma solução. É que eles não conseguem encontrar o problema.” G.K. Chesterton


 

O mais importante do livro é você tomar a decisão de empreender e dar o primeiro passo, como disse Les Brown:

“Muitos de nós não estamos vivendo os nossos sonhos porque estamos vivendo os nossos medos.”
 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos. Ler mais livros é compartilhar conhecimento. Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page