top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Livro - Inventive Minds (Marvin Minsky)

Atualizado: 5 de out. de 2021

Marvin Minsky é um dos pais da Inteligência Artificial e junto com Seymour Papert escreveu alguns artigos sobre Educação. Eles tinham um grande interesse em entender como a mente humana funciona e, principalmente, como ela aprende. Com isso, eles foram responsáveis pela construção da tartaruga Logo, uma ferramenta que ensina linguagem de programação para crianças através de comandos de movimentos da tartaruga.


Inventive Minds Marvin Minsky

Para facilitar, fiz um resumo sem obedecer a ordem dos artigos, mas pegando o que é essencial de cada um para elaborar um mapa congnitivo de como podemos incentivar e ajudar a construir pessoas com mentes inventivas:

Como pais, tios e influenciadores temos uma missão crítica com relação à educação dessa nova geração. O sistema de ensino tradicional foi baseado em experimentos com ratos e pombas, que basicamente incentiva certos tipos de "comportamento", premiando os comportamentos corretos e punindo os incorretos. Ou seja, ensinamos a reproduzir corretamente alguns ensinamentos.


Minsky cita a torre cognitiva (ver figura), onde aprender "Reações aprendidas" é apenas o segundo nível. Devemos focar em criar pessoas capazes de alcançarem todos os níveis, de analisarem criticamente algum assunto em vez de decorarem, criarem modelos mentais e através da experiência, capazes de definirem valores e ideiais próprios.


O que gra uma reflexã sobre nós, adultos. Quantas pessoas você conhece que não chegam nos níveis descritos? Já somos reflexo de um ensino que foi feito para você chegar ao nível 3, no máximo. Claro que a mudança no sistema educacional já começou, mas infelizmente existe um custo associado e que não é barato.


Em vez de ensinar formas de decorar ou de como fazer uma prova, precisamos ensinar o processo de pensar em pensar.

"Você não pode pensar sobre pensar sem pensar sobre pensar sobre algo"- Seymour Papert

Uma das formas é ensinar as crianças a programarem desde cedo. Com isso ela precisará pensar como fazer algo pensar, o que consequentemente gera uma auto reflexão sobre o modelo mental e mais importante mostra para as crianças que existirão erros ou bugs que podem ser consertados, uma mudança de mindset com relação aos próprios "defeitos" que irá ajudá-los a encarar de forma positiva qualquer obstáculo que venha a encontrar.


Além disso, um desafio que teremos é conseguir explicar o motivo do tempo que eles terão que estudar. Até bem pouco tempo atrás, estudar em uma boa faculdade era garantia de um bom emprego e uma aposentadoria tranquila, mas adivinhe, não é mais! Então qual o motivo de estudar por mais de 15 anos? Boa pergunta! O ensino terá que ser menos teórico e mais pragmático, para o dia a dia e para desenvolver habilidades além de acumulo de conhecimento.



Para isso, precisaremos entender que cada criança tem o seu ritmo e sua forma de aprender. Claramente, o sistema como é hoje beneficia algumas pessoas, mas torna a vida de outras em uma tortura e causa efeitos de longo prazo. Quantas vezes você já ouviu pessoas falarem "Eu sou meio burrinho mesmo", "Eu odeio matemática", "Eu não tenho saco para estudar".

"Todos são gênios, mas julgue um peixe pela habilidade de escalar uma árvore e ele vai viver a vida achando que é um idiota" Albert Eisntein

Outro fator importante na educação são os modelos que as crianças usam como exemplo. Não é novidade que elas aprendem se espelhando em algum adulto, mas o ponto a destacar é a função de um mentor. Alguém capaz de ensinar os erros mais comuns e, principalemente, como postergar o prazer e conseguir focar no caminho para alcançar um objetivo, superando e até se divertindo com as adversidades do caminho. Talvez seja a grande dificuldade dessa nossa geração (incluindo os Milleniuns): resiliência.


Educar uma criança nunca foi uma tarefa fácil, pois são tantos fatores que não existe uma receita certa, mas as dificuldades para prepará-los para os novos desafios só aumentaram e uma coisa é certa, depender das escolas não será suficiente. Se você está nessa, me desculpe alertar, deverá ter um papel muito mais ativo para prepará-los não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.


 

Se interessou? Compre através desse link e ajude o blog:


Resumo em 1 página para download (PDF): https://www.lermaislivros.com/downloads


Dessa vez, fiz ele inteiro na A4 e deixei com a minha letra, se achar ilegível, comente que coloco uma versão com o texto em calibri.


Compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page