top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

“Mostre seu trabalho!” Austin Kleon

Uma das maiores dificuldades do trabalho criativo é como ser notado. Como criar a sua audiência e se destacar no meio de tantas pessoas?

Mostre seu trabalho! Austin Kleon resumo visual

Austin Kleon mostra neste livro 10 maneiras para ajudá-lo nessa jornada. De forma objetiva e visual, o livro é fácil de ler e absorver.


Mas para facilitar ainda mais, preparei esse resumo visual para você. Mais colorido e conceitual do que os outros. Me diga nos comentários o que achou.


Resumo visual Mostre seu trabalho! Austin Kleon

Mostre seu trabalho PDF Austin Kleon
 

5 maiores insights do livro


1. Ache uma cena


Existe o mito do artista solitário preso no seu estúdio criando a sua Monalisa. Porém, o cenário mais produtivo é aquele onde o artista está cercado de vários outros artistas, a cena, onde rola uma troca de ideias e assuntos e as obras vão surgindo aos poucos, de forma incremental e sinérgica. Um “roubando” ideais dos outros para os seus próprios projetos.


Ache uma cena e preste atenção no que os outros estão fazendo. Então, foque em procurar o que eles não estão fazendo e preencha esse vazio com as suas habilidades. É no vazio que você irá encontrar o seu trabalho único.


Você não precisa ser um gênio, precisa estar cercado de pessoas inteligentes, atento aos detalhes e agir no vazio.


2. Use as redes sociais como um diário


Use as redes sociais como um diário. Compartilhe algo pequeno e útil todos os dias. Veja no final do seu processo diário o que você pode compartilhar. Seja uma dificuldade do seu dia, um rascunho, uma ideia, uma ferramenta recém descoberta ou mesmo as suas influências.


As pessoas gostam de ver os bastidores. A sua tribo irá se identificar mais com a sua obra.


Mas tome cuidado pois tudo que você compartilhar nas redes está sujeito a cópias. Como disse Kevin Kelly, a internet é uma máquina de copiar e o que pode ser copiado e for publicado, será copiado cedo ou tarde.


Você não precisa compartilhar tudo, mas sempre pode compartilhar algo.


3. Ensine o que você sabe


Uma forma de mostrar o seu trabalho final é mostrar todo o processo por trás do trabalho. Assim como cozinheiros famosos mostram suas receitas.


Temos medo de que se mostrarmos nossos “segredos”, concorrentes irão surgir e roubar o nosso lugar. Mas o trabalho criativo é mais do que somente a receita, existe o conceito e as influências que te tornam um artista único e ninguém vai criar algo novo do seu jeito mesmo sabendo suas técnicas. Podem imitar o que você já criou, mas não criar algo novo com a mesma qualidade.


Ensine o que você sabe.


4. Aprenda a apanhar


A vida do artista é difícil e quanto mais pessoas se depararem com o seu trabalho, maior a chance de alguém não gostar e criticar.


Mas lembre-se que a sua arte não é (e nem deve ser) feita para todos. Ela é feita para o seu público, mas quanto mais você escalar sua arte, mais pessoas fora do seu público irão interagir com você.


Relaxe, respire e continue. E, principalmente, não alimente os trolls. Eles sempre irão aparecer, como crianças mimadas, a melhor estratégia é ignorá-los até eles pararem de gritar. Não perca seu tempo tentando provar o seu ponto ou tentando agradá-los.


“O truque não é se preocupar com o que todos pensam sobre você. É apenas se preocupar com o que as pessoas que importam pensam sobre você.” - Brian Michael Bendis

5. Vá embora para voltar


Toda carreira tem seus altos e baixos. A carreira do artista não é diferente, inclusive tendo achar que é pior.


Não desista. Apenas continue fazendo o seu trabalho.


Mas, às vezes, é preciso se distanciar um pouco para ter novas ideias e ver o panorama geral. Se puder, tire um sabático. (Uma dica do livro que eu também recomendo fortemente)


Ou então, crie janelas para descansar o cérebro: Longas viagens, exercícios, esteja em contato com a natureza, medite.


E não tenha medo de começar tudo de novo. Você nunca irá recomeçar do zero. Existe uma bagagem que o artista leva consigo toda vez que inicia algo. Você nunca recomeça do zero. Você só começa de novo.

 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo Mostre seu trabalho! Austin Kleon para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page