top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Motivações para um período sabático

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Qualidade de vida é algo que as pessoas estão dando cada vez mais atenção atualmente. Como conciliar a vida pessoal e o trabalho? Como conciliar o tempo das atividades domésticas e a atenção aos filhos? Tudo isso, nos leva a reflexões sobre prioridades, valores e estilo de vida.

Planejar Ano Sabático Qualidade de Vida

Por muito tempo, essas dúvidas pairavam sobre nossas cabeças. Queríamos aproveitar mais o tempo com o nosso filho, queríamos encontrar um jeito de ter mais qualidade de vida. Não que a nossa vida estivesse ruim, pelo contrário, trabalhávamos em boas empresas, com boas pessoas e com um bom controle financeiro. Mas e se pudéssemos melhorar ainda mais?


Começamos a pesquisar sobre mudar de país, tentar a vida fora do Brasil. Uma experiência que tive quando era solteiro e apoio muito. Mas com filhos as coisas não são tão simples assim, precisa ser algo muito mais planejado. Depois de discutir por alguns meses, pensamos: “Por que não experimentar antes de tomar uma decisão definitiva?”. Foi quando surgiu a ideia do sabático.


A ideia era muito boa pois conseguiu unir 3 grandes motivações que tínhamos:


  1. Passar mais tempo com a família.

  2. Experimentar como é a vida em outros lugares do mundo para tomar a decisão de mudar de país.

  3. Repensar a vida profissional.


Ter essas motivações bem definidas foi algo muito importante, pois elas acabaram influenciando várias decisões da viagem, como por exemplo:


  • Cidades escolhidas: Como o objetivo era decidir se queríamos morar na cidade, acabamos excluindo algumas cidades que gostaríamos muito de conhecer, mas não de morar

  • Cidades com amigos: Nada melhor do que amigos para falar sobre a vida na cidade. Além de ser uma segurança a mais, com filhos, segurança foi uma das prioridades da viagem.

  • Programação das atividades: Para “sentir” a cidade, resolvemos levar uma vida normal, procurando fugir dos centros turísticos, fazendo mercado e cozinhando no apartamento, procurando eventos locais para o entretenimento do nosso filho.

  • Nossa rotina: Como repensar a vida era um objetivo, nos programamos para um ritmo muito menos acelerado, com tempo para trabalhar em projetos paralelos e descansar bastante.


Como organizar um período sabático - Motivações

Por isso, o primeiro passo de todo o planejamento do sabático é definir bem as suas próprias motivações. Elas podem até ser parecidas com as nossas, mas é importante fazer essa reflexão:

QUAIS SÃO AS SUAS GRANDES MOTIVAÇÕES PARA UM PERÍODO SABÁTICO?

Percebemos que na viagem é muito fácil se deixar levar pelo clima de férias e se esses objetivos não estiverem bem claros, a rotina começa a desandar. Os impulsos de querer conhecer todos os lugares, gastar mais que o planejado e ficar o dia inteiro na praia são tentadores.


Mas a grande ideia de tirar um período sabático é você ter o tempo e a liberdade para "trabalhar" nas suas motivações, tempo para pensar nas grandes decisões que podem transformar a sua vida, sem as preocupações do dia a dia. Tempo para pensar em como garantir mais qualidade de vida. Portanto, aproveite para fazer isso, porque o tempo quando estamos viajando, voa.


OK, a ideia é boa, no papel é lindo, mas e agora? Por onde começar? Será que é possível? Como vamos nos sustentar sem trabalho? Não conhecíamos ninguém que tivesse feito tamanha loucura. Foi quando começaram as nossas pesquisas.

A primeira coisa que fizemos foi comprar um mapa mundi, cerca de R$19,00 e colamos na parede do nosso quarto. A ideia foi plantada, agora só falta a parte mais divertida: planejar e executar!


 

Todos os domingos, iremos postar conteúdos sobre o planejamento do sabático, acompanhe de forma mais estruturada através da página Sabático.


Comente se gostou da ideia. Deixe as suas dúvidas nos comentários para que possamos dar mais atenção nos pontos levantados.


E compartilhe o conteúdo com aquelas pessoas que você sabe que estão pensando em fazer o tão sonhado ano sabático.

 

Encontre todos os posts na ordem na página principal, clique aqui


Posts Relacionados:

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page